O Nube realizou uma pesquisa, entre janeiro e dezembro de 2013, para saber quais as principais competências exigidas pelas empresas no momento da seleção de seus estagiários. Foram analisados 13.647 candidatos, para 913 vagas diferentes. O estudo englobou diversas carreiras e oportunidades de todos os níveis. Estudantes de ensino médio foram convocados para 4,3% desses processos seletivos, técnico (4,7%), superior e tecnólogo (91%). Comunicação e  Trabalho em Equipe são as aptidões mais consideradas durante uma dinâmica de grupo.
Português, comprometimento e postura foram apontados como as características cobradas por 100% das organizações. Ou seja, quem não tem domínio da língua nativa, não se comporta da maneira esperada pelo mercado de trabalho e mostra desinteresse, já nem passa para as demais etapas, afirmou Erick Sperduti, coordenador de recrutamento e seleção do Nube.
Quem alcança o resultado positivo nos três itens é então avaliado, principalmente, por suas competências, solicitadas por 87,6% das corporações em vagas para universitários. As mais avaliadas: trabalho em equipe (67,9%), iniciativa (63,7%) e comunicação (54,5%). Essas são habilidades essenciais. Os colaboradores são o principal cartão de visitas em uma empresa. Por isso, comunicar-se bem é imprescindível.