RIBEIRÃO PRETO, SP – Poeira e formação de nuvens de chuva tornaram o céu de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) cinzento na manhã desta quarta-feira (27).
De acordo com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), as nuvens vistas pela manhã não foram suficientes para chover, mas serviram para aumentar a umidade do ar e reduzir os efeitos do tempo seco.
Segundo o gerente regional da Cetesb, Marco Artuzo, o vento que acompanhou as nuvens chuvosas levantou a poeira. As medições de qualidade do ar do órgão, feita em Araraquara (a 273 km de São Paulo), não identificaram excesso de poluição e de partículas inaláveis.
“Na verdade o clima desta quarta até serviu para atenuar os efeitos do tempo seco”, disse Artuzo. Ao meio-dia desta quarta, a umidade relativa do ar era de 44,4%. O índice chegou a registrar 60,9% pela manhã.
ESTAÇÃO DESATIVADA
A estação que faria a medição de qualidade do ar em Ribeirão está desativada desde dezembro do ano passado e não tem previsão para ser retomada. De acordo com Artuzo, o local escolhido para nova estação é o parque Maurilio Biagi. “A intenção é trazer a estrutura mais para a região central”, disse.
Como a nova estação ainda não tem previsão para ser instalada, o monitoramento de qualidade do ar vem sendo feito com base nos registros de Araraquara. “Há uma pequena diferença com relação à umidade, mas os municípios são similares”, disse.