SÃO PAULO, SP – Uma operação da Polícia Militar flagrou 13 caminhões trafegando pela marginal Tietê, em São Paulo, com placas adulteradas para burlar a restrição a esse tipo de veículo. A circulação de caminhões na via é proibida de segunda a sexta, das 5h às 9h e das 17h às 22h, e nos sábados, das 10h às 14h.
A intensificação das operações contra os caminhões que burlam a restrição começaram em janeiro e acontecem com a parceria entre o CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito) da PM e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Desde o início das operações, 491 caminhões foram flagrados com as placas encobertas, sendo que 327 foram levados ao pátio.
Na ação desta sexta, foram apreendidos 11 veículos e aplicados 76 autos de infração. Além dos casos de veículos que trafegavam em horário e local não permitido, houve flagrante de ausência da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), placas sem condições de identificação, falta de equipamentos obrigatórios, entre outros.
A circulação de caminhões no horário restrito corresponde a infração média, podendo levar a perda de quatro pontos na CNH, além da multa de R$ 85,13. Já a infração para quem dirige veículo com as placas sem condições de visibilidade é gravíssima, o que rende sete pontos na habilitação e multa de R$ 191,54.