Quem viu a Copa do Mundo no Brasil certamente se admirou com o futebol apresentado pela Seleção da Alemanha, a campeã. Troca de passes com qualidade, muita posse de bola e intensidade. Os alemães, inclusive, fecharam o Mundial com a melhor média de posse (59,9%), de passes corretos (86,2%) e com o melhor ataque (16 gols marcados). No futebol paranaense, porém, os dois maiores clubes do estado parecem ir na contramão daquilo que já é praticado pelas equipes de topo no resto do mundo, como o Bayern de Munique e o Barcelona. Não à toa, Atlético-PR e Coritiba possuem as piores médias de acerto de passes do Campeonato Brasileiro.
Segundo o site WhoScored, o Atlético-MG é o time do Brasileirão com melhor índice de acerto de passes (81,5%). O Furacão e o Coxa são os dois piores, com 73,1% e 73,4%, respectivamente. Para se ter uma noção, o índice dos paranaenses é bem inferior ao do lanterna do Brasileirão, Vitória (74,9%), e do time com menos recursos, a Chapecoense (76,4%). Se compararmos com as seleções que disputaram a Copa do Mundo, apenas o Irã ficaria atrás da dupla Atletiba, com 70,9%.
No caso do Atlético, o resultado não chega a ser surpreendente. Afinal, o Furacão é um dos times com menos posse de bola no Brasilero (45,4%) e desde o ano passado se notabilizou por fazer um jogo gdiretoh, com muitos lançamentos e correria. Para isso, o time conta com jogadores velozes, como os atacantes Douglas Coutinho e Marcelo. O rubro-negro, por isso, é um dos times que mais tenta lançamentos (foram 932 tentativas no 1º turno, segundo o Footstats). Mas como não há alguém para passar a bola como Paulo Baier fazia, a equipe é também a campeã de lançamentos errados (613).
No caso do Coritiba, a deficiência da equipe na troca passes se reflete na dificuldade do time em criar chances de gol. Como não tem um velocista e conta com um meio de campo gpesadoh, com jogadores mais lentos, como Robinho e Alex, a equipe tem dificuldades em chegar ao ataque. Não à toa, o Coxa é um dos times que menos fez gols de dentro da área no Brasileirão, com apenas 10 tentos. A equipe fica na frente apenas do Bahia (9) e do Criciúma. Já o Furacão fez 24 gols assim, enquanto o líder no quesito, o Cruzeiro, marcou 35.