CÉSAR ROSATI, GIOVANNA BALOGH E NATÁLIA CANCIAN
SÃO PAULO, SP – O comércio da região do centro de São Paulo voltou a funcionar normalmente após uma manhã de caos nesta terça-feira (16). Uma reintegração de posse em um prédio na região da avenida São João terminou em tumulto e confronto entre sem-teto e policiais militares.
A reintegração começou por volta das 6h, quando equipes da Tropa de Choque tomaram o edifício ocupado pelo movimento FLM (Frente de Luta por Moradia).
Os sem-teto atiraram pedras e objetos contra os policias, que por sua vez revidaram com bombas de gás e balas de borracha. O tumulto tomou as ruas da região central de São Paulo e durou até, ao menos, meados das 11h.
Confrontos também foram registrados nas ruas Barão de Itapetininga, Ipiranga, 24 de Maio e próximo a região da praça da República. Houve tumulto, correria e a todo instante a PM lançava bombas de gás para tentar dispersar a multidão.
Na rua Xavier de Toledo, um ônibus foi incendiado como forma de represália a ação da polícia. Ninguém foi preso por conta do ato de vandalismo.
Durante o tumulto no centro de São Paulo, mascarados fizeram barricadas e atiraram pedras contra a polícia. A reportagem flagrou diversos ataques nas ruas do centro. A PM respondia com bombas e tiros. Uma pessoa passou mal com o cheiro forte do gás e precisou de atendimento.
“Fiquei com medo. Trabalho aqui [no centro] há cerca de 4 meses. Nunca vi isso. Fechamos a porta do bar, mas a fumaça da bomba entrava do mesmo jeito. Ficamos sufocados, foi um caos”, disse Eloisa Guedes, 20.
O subgerente Adão José de Moura, 33, afirmou que ficou com medo e por isso também fechou o restaurante onde trabalha. “Todo mundo ficou na cozinha nos fundo. Pessoal ficou com medo, pois tinha muito barulho de bomba. Já vi outras reintegrações, mas nada como essa. Não dá para entender muito bem o que aconteceu”, disse.
Duas lojas de operadoras de celular foram saqueadas por volta das 11h. Cerca de dez criminoso se aglomeram em frente ao estabelecimento, arrombam a porta e furtaram celulares e computadores das lojas da Claro e da Oi que ficam no calçadão da rua Barão de Itapetininga.
A PM conseguiu prender três pessoas que foram encaminhadas para o 1º DP (Liberdade). Elas responderão por suspeita de roubo, furto e depredação.
Outras 70 pessoas, ligadas ao movimento de sem-teto que ocupavam o edifício do centro, foram encaminhadas para o 3º DP (Campos Elísios), foram fichadas e liberadas. Elas foram detidas, segundo a PM, por desobediência.