GISELE BARCELOS
UBERABA, MG – O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), candidato à reeleição na chapa de Dilma Rousseff (PT), classificou como “estratégia de centralização de poder” a proposta de selecionar os melhores de cada partido, defendida pela candidata à Presidência Marina Silva (PSB).
Temer criticou a pessebista durante visita a Uberaba (MG) na manhã desta quinta-feira (18), onde se reuniu com militantes e depois seguiu para atividades de campanha em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
O vice-presidente afirmou que a proposta de Marina é preocupante para a democracia porque a definição dos melhores políticos estaria submissa apenas à subjetividade da presidenciável.
“Num sistema democrático, você tem que governar com os partidos políticos. Podemos criticar o número imenso de partidos que existem hoje, mas não se pode criticar a instituição. Se você critica a instituição, você parte para um absolutismo, uma centralização do poder em torno de uma pessoa”, afirmou.
Apesar das críticas diretas à adversária do PT, Temer preferiu não se manifestar sobre a declaração do senador José Sarney (PMDB), que acusou Marina de ter “cara de santinha” e “vontade de ódio”, em referência à conduta conservadora da ambientalista.
PESQUISAS
O vice-presidente não poupou a ex-senadora ao fazer a análise das pesquisas de intenção de voto e minimizou o desempenho da adversária nos levantamentos. Para Temer, a morte de Eduardo Campos (PSB) causou uma comoção que influenciou os resultados iniciais, mas afirma que a situação já está estabilizada.
“Os índices [de Marina] foram diminuindo quando as pessoas meditaram um pouco melhor”, disse.