FERNANDA CANOFRE
PORTO ALEGRE, RS – Na volta à Arena do Grêmio pela primeira vez após ser xingado de “macaco” há 21 dias, Aranha ouviu vaias. O goleiro não evitou o encontro com os torcedores antes da bola rolar e foi ao campo para fazer o aquecimento com os demais jogadores do clube paulista. Santos e Grêmio se enfrentam a partir das 20h30, nesta quinta-feira (18), pelo Campeonato Brasileiro.
Aranha foi vaiado e xingado pelos gremistas. Não houve, porém, insultos racistas. No dia 28 de agosto, o goleiro se indignou ao ser chamado de “macaco” pelos torcedores e reclamou com o árbitro da partida, válida pela Copa do Brasil.
Depois do jogo, uma torcedora do Grêmio foi flagrada pela ESPN Brasil insultando o goleiro santista. O clube gaúcho foi julgado e punido pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), que eliminou a equipe da Copa do Brasil.
Para a partida desta quinta-feira (18), o Grêmio contratou cinegrafistas para filmar os torcedores que vão ao estádio e vai espalhar dirigentes como “olheiros” pelo estádio. A direção do clube informou ainda que os cinegrafistas contratados vão registrar com 20 câmeras o comportamento dos torcedores das arquibancadas populares, para evitar novos atos racistas.
Enquanto Aranha aquecia e era hostilizado pelos torcedores, a banda da Polícia Militar do Rio Grande do Sul executava músicas de Lupicínio Rodrigues, compositor negro, autor do hino do Grêmio. O músico, que morreu em 1974, completaria 100 anos se estive vivo em 2014.