GUILHERME YOSHIDA
SÃO PAULO, SP – Mesmo com um gol de vantagem logo aos nove minutos de jogo, o Corinthians cedeu o empate por 1 a 1 para a Chapecoense na noite desta quinta-feira (18), no Itaquerão, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o time do técnico Mano Menezes não conseguiu se reabilitar da derrota para o Flamengo antes do clássico contra o São Paulo, no próximo domingo (21), no mesmo estádio.
Isso porque os corintianos somaram 37 pontos e podem sair do G4 caso o Grêmio vença o Santos também nesta noite. Já a Chapecoense chegou aos 24 e está na 14ª colocação.
O Corinthians veio modificado para este jogo e nomes como Jadson, Malcom e Felipe começaram entre os titulares. Com isso, o técnico Mano Menezes também alterou a forma da equipe jogar. Saiu do 4-4-2 e voltou a jogar no 4-2-3-1, com a linha dos três meias formada por Malcom (pela direita), Jadson (pelo centro), e Luciano (pela esquerda), deixando Guerrero mais à frente.
E, com forte marcação pressão e velocidade pelos lados, a equipe paulista chegou ao gol de maneira rápida. Aos 9min, o jovem Malcom recebeu passe dentro da grande área no mano a mano, cortou para o pé esquerdo e chutou rasteiro para fazer 1 a 0.
No entanto, após a vantagem no placar, o time corintiano deixou de pressionar a saída de bola dos catarinenses e de ter a posse bola. Os donos da casa recuaram para fechar os espaços no campo de defesa e apostaram jogar somente nos contra-ataques.
Desta maneira, o jogo caiu muito de ritmo. Os visitantes, com muitas deficiências técnicas, também não conseguiram nenhuma jogada que superasse a defesa do Corinthians e chegasse ao goleiro Cássio.
Mesmo assim, o time do técnico Mano Menezes poderia ter ido para os vestiários com uma vantagem maior no marcador caso o árbitro Felipe Duarte Varejao marcasse um pênalti cometido pelo lateral Fabiano, que agarrou Guerrero na pequena área e impediu o atacante peruano de finalizar aos 36min.
Mas, o Corinthians pagou o preço por recuar e jogar somente nos contragolpes e levou o empate logo aos 4min do segundo tempo. Ao cortar um cruzamento da direita, o lateral Ferrugem escorregou no lance e desviou a bola para o fundo do gol do goleiro Cássio.
Com a igualdade, os corintianos se lançaram ao campo de ataque. No entanto, nem as entradas de Lodeiro, Romero e Bruno Henrique melhoraram o setor de meio de campo da equipe.
E, por pouco, a torcida alvinegra que compareceu ao Itaquerão não viu o seu time perder. Aos 35min, após contra-ataque da Chapecoense, Fabinho pegou sobra da bola na grande área e, com o goleiro Cássio batido no lance, chutou forte. Mas o lateral Fábio Santos, em cima da linha, evitou o segundo gol dos catarinenses.
CORINTHIANS
Cássio; Ferrugem, Felipe (Bruno Henrique), Gil, e Fábio Santos; Ralf, Elias e Jadson (Lodeiro); Luciano (Romero), Malcom e Guerrero
T.: Mano Menezes
CHAPECOENSE
Danilo; Fabiano, Rafael Lima (Wanderson), Jailton e Rodrigo Biro; Bruno Silva, Ricardo Conceição e Camilo (Zezinho); Diones (Dedé), Fabinho Alves e Leandro
T.: Jorginho
Estádio: Arena Corinthians, em São Paulo
Árbitro: Felipe Duarte Varejao (ES)
Gols: Malcom, aos 9min do 1º tempo; Ferrugem, contra, aos 5min do 2º tempo
Cartões amarelos: Jaílton, Rodrigo Biro e Fabiano (CHA)
Renda: R$ 1.359.473
Público: 25.537