Na manhã do sábado (20), 500 pessoas, entre jipeiros profissionais e pessoas com deficiência, lotaram o Parque Barigui para participar da sexta edição do Rally da Inclusão.

O evento, da Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu), realizado com o apoio da Prefeitura de Curitiba através da Fundação de Ação Social (FAS), do Pró-Cidadania e do Jipe Clube de Curitiba, promoveu um dia diferente, repleto de solidariedade e aventura aos participantes, através de um passeio pelas trilhas off Road de Curitiba e Região Metropolitana.

Para a secretária da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdócimo, eventos como este mostram como a inclusão é importante. O Rally é um dos exemplos de como a pessoa com deficiência tem o direito de participar de atividades e ações em todas as áreas, mostrando toda a sua capacidade e habilidade. E hoje é dia de aventura e emoção, comentou.

O superintendente do Pró-Cidadania, Gerson Guelmann, diz ser muito gratificante apoiar eventos como esse. O sorriso dos meninos e meninas que participam do Rally mostram a importância do evento. Ficamos orgulhosos de fazer parte deste time, que proporciona esperança e alegria as pessoas com deficiência e espalha a todos a importância da inclusão, disse.

Esta é a primeira vez que eu participo e estou até com um pouco de medo, mas muito mais empolgada, contou Maristela Lopes, de 32 anos, enquanto subia em um dos jipes do evento.

O tempo fechado foi comemorado pelos organizadores e jipeiros. Tivemos essa ajuda para que o trajeto tenha muita lama e adrenalina para os participantes. O Rally é a prova de que quando se existe vontade e mobilização é possível promover a inclusão, disse a presidente da Unilehu, Andrea Koppe.

Existem barreiras, sim, mas não só apenas dificuldades. É preciso parar de vitimizar a pessoa com deficiência, porque nós, podemos sim. E hoje é meu dia de aproveitar a aventura e estou só ansiedade, falou empolgada a usuária de cadeira de rodas Regina Furtado.

Quem topou o desafio de ser um jipeiro voluntário, contou que o final de semana foi especial. Estava em Mato Grosso quando me ligaram e não pensei duas vezes: enfrentei uma viagem de 14 horas para estar aqui bem cedo participando e levando alegria pra essa turma, contou o representante comercial e jipeiro, Paulo Sass.

Para Édio Luiz Bonato, jipeiro que pelo terceiro ano participa do Rally da Inclusão, apesar de não existir um vencedor, todos saem comemorando. É de emocionar. A gente ouvir aquelas gargalhadas empolgadas e chegar no ponto de encontro e escutar ‘eu venci’ de um deles, relatou emocionado.

“É uma honra para a cidade de Curitiba sediar um evento tão bonito e cheio de solidariedade como esse. Agradecemos a parceria e a confiança da Unilehu e outras entidades e dos jipeiros”, disse o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, que junto com a presidente da FAS, Marcia Oleskovicz Fruet, deu a bandeirada de encerramento do Rally.

Durante a programação, cada participante recebeu um kit com camiseta, mapa do percurso e lanche. A sexta edição do Rally da Inclusão também contou com o apoio da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência.