RIBEIRÃO PRETO, SP – O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Araraquara (a 273 km de São Paulo) voltou a trabalhar com duas ambulâncias de suporte avançado neste domingo (21).
Um dos veículos havia sido retirado de circulação por determinação do secretário da Saúde, Alvaro Guedes, na última sexta-feira (19).
Na noite de sábado (20), o médico regulador do Samu José Rildo Fernandes disse ter recebido uma ligação do secretário da Administração, e ex-chefe da Saúde, Delorges Mano.
Segundo o médico, Mano determinou o retorno da ambulância retirada de circulação a partir do domingo.
A retirada de uma das duas ambulâncias aconteceu na semana passada por meio de um ofício. No documento, Guedes afirmou que não havia médicos. Nesta segunda-feira (22), o secretário da Saúde disse à reportagem que não há demanda para as duas equipes e que uma delas fica ociosa.
“Se for olhar na câmera de segurança da unidade do Samu, vamos ver funcionários jogando paciência, dormindo e conversando. Há um tempo ocioso de uma das equipes”, disse.
Até esta segunda, Guedes disse que não soube que o serviço havia retornado e que a ordem não partiu dele.
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Araraquara informou que a decisão de retomada das ambulâncias não partiu do secretário da Administração, mas sim da Secretaria da Saúde, mesmo tendo o secretário negado a atitude.
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Araraquara, Valdir Teodoro Filho, disse que a mudança da decisão prova que houve erro da prefeitura.
“Prova que a decisão não é tomada pelo conhecimento de causa, é só pelo corte de despesa. Voltar atrás é confissão de que se tomou uma medida precipitada.”