O prefeito de Campina Grande do Sul, Luiz Assunção (PSB), colocou a candidata do PSB à presidência, Marina Silva, em uma saia justa ontem durante sua passagem por Curitiba. No final da entrevista coletiva, Assunção pediu a palavra para perguntar se Marina pretende deixar o partido após a eleição. Constrangida, a candidata confirmou que mantém a intenção de fundar seu próprio partido, a Rede Sustentabilidade, e lembrou que se for eleita presidente, não pretende disputar um novo mandato. Quando Eduardo Campos me convidou para ser sua vice, quando ele aceitou a minha filiação administrativa temporária, foi ele que criou esse conceito para que eu pudesse me filiar ao PSB. Ele não exigiu que eu desistisse do meu partido. Não me exigiu isso. Se tem essa exigência da parte de alguém eu desconheço. Eduardo me convidou para ser sua vice. Eu fui apoiá-lo como candidato do PSB. Não fiz nenhuma exigência de ser sua vice. Disse a ele que o apoiaria independente de ser sua vice se ele introduzisse em seu programa algumas questões que são relevantes para nós, afirmou Marina.

No chão
Hoje eu sou candidata de uma coligação. Do PSB, da Rede, do PPL, PPS, PHS. E serei a presidente da República. Como não busco um segundo mandato para a Rede, para o PSB e demais partidos podem ficar tranquilos que ao final do meu mandato para que possamos continuar renovando a política e não irei concorrer novamente a uma vaga para presidente da República porque sou contra a reeleição, explicou ela. Ao receber a resposta, o prefeito retirou o adesivo da campanha de Marina que estava colado em sua camisa e jogou-o no chão. Assessores da candidata ficaram irritados com o gesto.

Bem público
O governador Beto Richa (PSDB), candidato à reeleição, a vice na chapa Cida Borghetti (Pros) e a coligação do tucano ‘Todos Pelo Paraná’ foram multados ontem em R$ 6 mil por gravarem imagens de parte da propaganda eleitoral gratuita dentro de escolas públicas. De acordo com a ação relatada pelo juiz Lourival Pedro Chemim, Richa teria usado dependências de escolas públicas e centros de ensino profissionalizante para autopromoção. A decisão atende a ação da candidata do PT, Gleisi Hoffmann.

Mais lembrados
Dos cinco candidatos a deputado federal mais lembrados do Paraná, segundo o Instituto Ibope, apenas o presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni (PSDB) não é candidato à reeleição na Câmara Federal. Rossoni disputa a eleição a primeira eleição para deputado federal. Dilceu Sperafico (PP), Takayama (PSC), Hermes Frangão Parcianello (PMDB) e Alex Canziani (PTB) são os quatro candidatos à reeleição mais lembrados pelos eleitores entrevistados pelo Ibope. Dos 90 candidatos em 18 estados que aparecem na lista divulgada pelo jornal O Estado de São Paulo, apenas três disputam a primeira eleição federal.

Foragido
O homem suspeito de matar o militante do PT a facadas na última sexta-feira na Praça da Ucrânia, em Curitiba, foi identificado pela Polícia Civil ontem. Um foragido da Colônia Penal Agrícola, acusado de roubo, foi preso e teria repassado informações sobre dois envolvidos no crime. O delegado Dirceu Schactae interrogou o foragido e conseguiu identificar os possíveis assassinos do cabo eleitoral da candidata ao governo do Paraná, senadora Gleisi Hoffmann (PT). Segundo delegado responsável pela investigação, o autor das facadas foi Edrian Soarge de Menezes, 31 anos, conhecido como Punk.

Procurados
Outros dois homens foram identificados como Guilherme Dranczuk, 27 anos, e Francisco Graboski Neto, 26 anos, por também terem participado da confusão e agora são procurados pela polícia. As três jovens que estavam junto com o militante do PT, Hiago Augusto Jatobá de Camargo, 21 anos, prestaram depoimento na segunda-feira à tarde à Polícia Civil e também descreveram o suspeito. A polícia acredita que o crime não teve motivação política. No dia do crime, estavam bebendo e reclamaram das propagandas dos candidatos, pois alegaram detestar políticos. Porém, num primeiro momento foi tudo acalmado, contou o delegado, de acordo com a assessoria da Polícia Civil.

Preso
Na sequência, a vítima teria se envolvido com uma pessoa de idade, que chutou o cavalete com propaganda da candidata Gleisi Hoffmann, e a teria sido derrubado pela vítima, o que teria gerou a aglomeração, segundo o depoimento do foragido. Diante disto, os autores, se dizendo em defesa da pessoa de idade, partiram para cima da vítima, que correu, mas foi alcançada, contou Schactae. Os homens que agrediram Hiago usaram uma faca na agressão e isso resultou na morte da vítima. Durante a investigação, foi preso Felipe Eron Alois dos Santos, de 26 anos. Segundo a polícia, ele acompanhou tudo, mas não há comprovação de que ele tenha participado do crime.

 Em alta
O MINISTÉRIO DA JUSTIÇA lança guia para proteção de denunciantes de corrupção. O Guia para a Utilização do Sistema Interamericano de Direitos Humanos na Proteção de Denunciantes de Atos de Corrupção é o primeiro manual do tipo em língua portuguesa. 

Em baixa
O número de PROCESSOS BAIXADOS a cada ano pelos magistrados brasileiros cresceu 9,3% desde 2009, mas ainda é inferior ao número de casos novos que ingressam anualmente na Justiça. O número de processos em trâmite na Justiça brasileira chegou a 95,14 milhões em 2013.