O Google lançou nesta quinta-feira, 2, uma versão light da páginad e resultados que é exibida em dispositivos móveis. Essa versão promete melhorar o desempenho das consultas online quando o aparelho é pouco potente ou a conexão é precária. O lançamento é exclusico para o Brasil e para a Índia.

De acordo com Berthier Ribeiro-Neto, diretor de engenharia do Google para a América Latina e um dos responsáveis pelo projeto, que tem aparelhos mais baratos (low end) passarão a ter resultados na mesma velocidade que veriam usuários com um aparelho topo de linha (high end) em uma conexão 4G.

A ideia é suprimir resultados complexos, que demandan mais processamento ou transmissão de dados (caso de imagens, links para vídeos ou mapas que são exibidos nas consultas completas), mantendo o essencial dos resultados.

Não há restrição para o dispositivo – basta se um celular ou um tablet com Android, iOS ou outro sistemaoperacional, tampouco é necessário que o usuário faça alguma atualização ou ajuste, mas é possível solicita a página completa (essa opção aparece abaixo do último resultado da página light).

Segundo o Google, são exibidos os resultadod simplificados a quem tem velocidade de conexão equiparável à do 2G. Anúncios serão simplificados, mas não deixarão de ser exibidos na nova página, para infelicidade dos internautas.