A operação e fiscalização do transporte coletivo serão reforçadas na tarde deste sábado em função do jogo entre Atlético e Coritiba, no estádio Couto Pereira, no Alto da Glória. O jogo terá início às 16h20, pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro. A operação especial será feita pela Urbs como parte do esforço de mobilidade e segurança que envolve Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e Polícia Militar.

A operação no transporte coletivo vai começar às 13 horas, com três ônibus extras prontos para serem acionados pelos fiscais no momento em que for necessário, ou seja, fora da tabela de programação de horários. Os três ônibus estarão nos terminais Santa Cândida, Capão Raso e Portão.

A segunda etapa da operação será feita no final do jogo. A partir das 17h40 dez ônibus extras, prontos para entrar em circulação, ficarão posicionados em pontos chave e serão liberados pelos fiscais de acordo com a lotação. Sete ônibus convencionais ficarão posicionados na canaleta da Avenida João Gualberto, próximo à estação Maria Clara.

Outros dois ônibus extras, nesse caso Ligeirinhos, ficarão parados próximo à estação-tubo Círculo Militar e mais um ônibus estará estacionado próximo à Prefeitura, no Centro Cívico.

Os ônibus não têm horário de saída e farão as rotas das linhas Santa Cândida/Capão Raso (na estação Maria Clara); Boqueirão/Centro Cívico (Círculo Militar) e Fazendinha/Tamandaré (Centro Cívico). Haverá cobrança normal da passagem (R$ 2,70) e a direção dos ônibus será determinada pelos fiscais de acordo com a necessidade.

Além dos ônibus, também a equipe de fiscalização será reforçada, com fiscais nos terminais e acompanhando a operação dos ônibus extras. Toda a operação será monitorada em tempo real no Centro de Controle Operacional da Urbs. O CCO opera com 89 câmeras distribuídas em pontos chave de ruas da cidade e 622 câmeras instaladas em terminais e estações-tubo.

Guarda Municipal

Cerca de 100 guardas municipais e 35 viaturas serão utilizadas para reforçar o esquema de segurança para o clássico entre Coritiba e Atlético Parananese. O efetivo irá atuar especialmente nos terminais de ônibus, estações-tubo, vias públicas de maior movimento e locais com grande concentração de pessoas.

O trabalho da Guarda acontece em parceria com a Polícia Militar do Paraná, que terá aproximadamente 600 homens concentrados no estádio e seu entorno, além de terminais, estações de ônibus e na escolta da torcida do Atlético-PR no trajeto entre a Arena da Baixada e o Couto Pereira.

Bloqueios no trânsito

Devido ao jogo, haverá bloqueios de trânsito para melhor controle do acesso ao estádio Couto Pereira, no bairro Alto da Glória.

Um perímetro externo de circulação sera criado e com isso diversos cruzamentos estarão bloqueados. Será permitido apenas o acesso de pessoas e veículos de moradores que serão estacionados em garagens da região – não serão permitidos estacionamentos na rua dentro do perímetro.

A Secretaria Municipal de Trânsito dará apoio à operação comandada pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (BPtran) e estará, entre 8h30 e 12h30, nos bloqueios dos seguintes cruzamentos: Rua Augusto Severo com Rua Simão Bolívar; e Rua Floriano Essenfelder com Rua Ubaldino do Amaral.

O BPTran irá operar entre 12h30 e 19h30, nos bloqueios dos seguintes cruzamentos: Rua Augusto Severo com ruas Barão de Guaraúna, Simão Bolívar e Pedro Rolim de Moura; Rua Floriano Essenfelder com ruas Alberto Bolliger, 21 de Abril e Ubaldino do Amaral; Rua Itupava com ruas Mauá, 21 de Abril e Ubaldino do Amaral; Rua Padre Camargo com ruas Cons. Araújo e Gottlieb Mueller; Av. Agostinho Leão Júnior com Rua Gener Carneiro; Rua Maria Clara com Rua Gottlieb Mueller; Rua Amâncio Moro com Rua Ubaldino do Amaral; e Rua Dr. Zamenhof com ruas Ivo Leão e Mauá;

Os desvios de trânsito na região devem ser feitos pelas ruas Mauá, Dr. Gulin, Augusto Severo, Barão de Guaraúna, Augusto Stresser, Almirante Tamandaré e Itupava. Os motoristas devem buscar caminhos alternativos para circular pela região.