Todos os produtos de lavanderia e cozinha vendidos nas gôndolas das lojas do grupo Walmart Brasil estão livres de fosfato – produto usado na formulação de detergentes altamente poluentes. Esse é apenas um dos benefícios resultado do Pacto pela Sustentabilidade que completa 5 anos em outubro, mês dedicado ao consumidor consciente, celebrado no dia 15. Focado na Amazônia, Compras Responsáveis e Redução de Resíduos, o programa foi iniciado em 2009 com apenas 12 empresas.

De lá para cá mobilizou 160 empresas que passaram a desenvolver ações voltadas para melhorar e implantar um modelo de negócios focado no desenvolvimento sustentável. Entre as atividades de maior impacto está a criação de um sistema de monitoramento que garante a origem limpa da carne bovina do Bioma Amazônico, ou seja, o produto não é proveniente de áreas desmatadas, de reserva indígena ou de propriedades que utilizam trabalho escravo. 

Com vistas a cumprir esse pacto, foi criado o Programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta que deu origem a mais de 40 produtos sustentáveis e de menor impacto ambiental no processo produtivo. Estes itens foram submetidos à análise e redesenho de toda a cadeia produtiva. Além disso, os produtos da agricultura familiar, participantes do Clube dos Produtores, ganharam mais espaço na venda, ampliando a renda familiar no campo e trazendo produtos mais frescos para os consumidores.

Por conta dos resultados, o Programa Ponta a Ponta será ampliado e passará a ser gerenciado e executado pelo Centro de Tecnologia de Embalagem de Alimentos (Cetea), ligado ao governo do Estado de São Paulo. Com essa iniciativa o programa poderá ser ampliado para que outras empresas possam submeter os seus produtos a um processo de análise e desenvolvimento para um menor impacto ambiental e maior eficácia nos ciclos de vida.

O programa terá edições anuais e os projetos serão acompanhados por consultores do Cetea. A ampliação do programa foi anunciada na manhã desta terça-feira, 7, durante as comemorações do Pacto pela Sustentabilidade 5 anos, realizada na sede da Associação Paulista de Supermercados (Apas), em São Paulo, e que contou com a presença da ministra Izabella Teixeira, do Ministério do Meio Ambiente, e  Arnoldo de Campos, Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério de Desenvolvimento Social,  e Guilherme Loureiro, presidente do Walmart Brasil.

Pacto pela Sustentabilidade

Soja

100% dos compradores de commodity soja atendem aos critérios da moratória da soja

Madeira

100% das empresas fornecedoras têm políticas para garantir a origem legal da madeira

Pecuária

100% dos fornecedores de carne bovina com planta no bioma adeririam ao sistema de monitoramento da companhia

Trabalho Escravo

100% dos contratos com os fornecedores têm cláusulas contra o trabalho escravo

Marcas Próprias

100% dos lançamentos passam pela avaliação de sustentabilidade

Orgânicos

64,3% das categorias de produtos alimentícios têm pelo menos um item orgânico

Redução de fosfato

100% dos fornecedores de produtos de lavanderia e cozinha eliminaram o uso do fosfato em suas fórmulas

Concentração

100% dos fornecedores dos produtos de lavanderia têm produtos ao menos duas vezes concentrados

Redução de Resíduos

Reciclagem e pós-consumo

67% das empresas têm iniciativas de uso de material reciclados de embalagens

Redução de Embalagens

24% das empresas reduzem embalagens em mais de metade de seu portfólio

87%

Dos fornecedores consultados contam com ações de redução e compactação

Ciclo Fechado

27% das empresas têm iniciativa de ciclo fechado, garantindo a reincorporação de resíduos dos processos produtivos na própria linha de produção