O Atlético Paranaense é o time com menos posse de bola no Campeonato Brasileiro 2014, com média de 46,7% por partida. É o terceiro que mais erra passes, com média de 28% por jogo. E é a quinta equipe que mais usa lançamentos, com média de 63 por partida.
O técnico Claudinei Oliveira vem tentando solucionar esses três defeitos desde que chegou ao clube, há 40 dias. Agora, ele terá uma semana livre para treinos, antes do jogo com o Flamengo, domingo na Arena da Baixada. A gente pretende propor que eles não façam tantos jogos de lançamento, bolas longas, mas jogadas trabalhadas, com ataque apoiado, declarou o treinador. Eles estão vendo que o caminho que estamos mostrando é o que está dando certo. A partir disso, quando você propuser um treino que vai te levar a isso, eles vão fazer com mais empenho e vontade, e coisas vão acontecendo naturalmente no jogo, comentou.
Na vitória por 3 a 0 sobre o Figueirense, no domingo, o Atlético apresentou uma melhora nesses três quesitos. Fez 53 lançamentos (abaixo da sua média de 63) e acertou 82% dos passes (acima da sua média de 72%). E teve 59% de posse de bola.
Para manter essa evolução, a tendência é que Claudinei faça poucas mudanças na escalação para o próximo jogo. Na última partida, ele montou o time no esquema tático 4-2-3-1, com três meias ofensivos: Marcelo na direita, Bady centralizado e Marcos Guilherme na esquerda. Uma possível alteração é a entrada de Dellatorre no lugar de Marcos Guilherme.
Outra mudança pode ser o retorno do volante Hernani, desde que se recupere de lesão muscular, no lugar de Paulinho Dias. (SRF)