Mesmo com sinais de retração econômica, o e-commerce brasileiro cresce de forma intensa. Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o país atingiu a marca de 37 mil lojas virtuais em 2013 e a expectativa é alcançar 45 mil neste ano. Ainda de acordo com a associação, o mercado conquistou 53 milhões de e-consumidores no ano passado, resultando no faturamento de R$ 32 bilhões, crescimento de 29% em relação a 2012. Junto com o desempenho das vendas, o segmento foi o campeão no ranking de reclamações relativas a problemas com o prazo de entrega das mercadorias.

A insatisfação cresce por conta das falhas na operação logística, o que prejudica a entrega dos produtos aos clientes. De acordo com um levantamento sobre logística no e-commerce brasileiro, realizado pela mesma ABComm no primeiro semestre, 61% das lojas sofrem com as reclamações de atrasos.

Para Guilherme Bonifácio, CEO do Rapiddo — plataforma online de entregas expressa — o gargalo logístico pode ser resolvido com a utilização do serviço de motoboys em nuvem, principalmente nos grandes centros que sofrem com a mobilidade urbana.

A facilidade com o deslocamento e agilidade na entrega é o ponto inicial para a mudança na operação. Os e-commerces precisam se atentar para o fato de que as plataformas de inteligência em logística propõem entregas imediatas, principalmente para produtos de pequeno volume, como celulares, itens de informática, roupas e acessórios. Ao adotarem esse tipo de solução, as lojas virtuais podem concluir uma solicitação no mesmo dia, explica.

Bonifácio revela que, atualmente, apenas 13% das lojas realizam entregas no mesmo dia, já que poucas estão adaptadas para oferecer esse tipo de facilidade. Muitos players não possuem processos ágeis o suficiente para liberar o pedido no mesma data, e alguns não possuem uma operação logística capaz de lidar com as dificuldades da entrega expressa, afirma.

O Rapiddo tem como investidora a Movile, líder em desenvolvimento de plataformas de comércio e conteúdo móvel na América Latina e possui uma equipe de 20 colaboradores diretos e mais de 200 motoboys e bikers cadastrados, atuando nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Campinas.

VEJA DETALHES PARA REALIZAR SUA COMPRA PELA INTERNET E SE PRECAVER
O Natal está chegando e as famílias começam a se preparar para a compra dos presentes. No Brasil, cada vez mais esse processo ocorre pela internet, tanto pela praticidade de um único clique, quanto pelos preços – que realmente são mais em conta. Para auxiliar os consumidores e garantir que não caiam em armadilhas, o especialista Cristiano Diehl Xavier orienta a melhor forma de prevenção. O primeiro passo é pesquisar o site de compras, medida simples que pode ser feito no Procon da cidade ou ainda nos diversos sites de reclamações disponíveis na internet.


CONFIRA

– Um dos maiores erros é não conferir a credibilidade do site. Essa pesquisa pode ser feita no Procon de forma gratuita. Ainda é possível verificar nos canais de reclamações espalhados pela internet se o escolhido possui muitos clientes insatisfeitos
– O fornecedor é obrigado a ter CNPJ e o número deve constar no site. A Receita Federal também oferece uma forma de verificar a situação da empresa
– Prazo de entrega. Muitos casos de compras realizadas para o Natal chegam apenas no ano seguinte. Assim como o valor exato, o prazo tem que constar antes de aceitar o negócio. O conselho de Xavier é planejar com antecedência a compra
– Apesar de ganhar nos descontos e melhores preços, o consumidor deve desconfiar de milagres como aparelhos eletrônicos muito baratos
– Outro ponto importante é avaliar se o site apresenta outras formas de pagamento, além do cartão de crédito, como exige Código de Defesa do  Consumidor exige que as pessoas tenha o direito de efetuar a compra de outras formas. As compras feitas fora do estabelecimento comercial podem ser canceladas em até sete dias
– Mantenha em local seguro os dados da compra efetuada, desde o protocolo até a confirmação do pagamento, se tiver de reivindicar qualquer problema