Gestora abandona a carreira para investir no poder terapêutico das histórias e funda a premiada ONG curitibana Instituto História Viva. Uma gestora com uma carreira promissora pela frente que decidiu abandonar sua profissão para realizar um sonho: o de levar alegria a pessoas em situações de dor e sofrimento. Conversamos com Roseli Bassi, diretora-fundadora do Instituto História Viva.


Como se deu sua incursão no mundo do empreendedorismo social?
O era uma vez começou em novembro de 2005, quando publiquei um anúncio em um jornal com os seguintes dizeres: seja voluntário e conte histórias. Mal imaginava que, na manhã seguinte, 120 pessoas bateriam à minha porta atendendo à frase publicada. Eu também não desconfiava que, nove anos depois, seria a diretora de uma ONG responsável por formar mais de 1.300 voluntários, ouvidores e contadores de histórias em casas lares, hospitais, asilos e abrigos da capital paranaense, interior do Paraná, São Paulo, Bahia, Manaus e Santa Catarina. Desde então; hospitais, asilos, casas lares e abrigos se tornaram ambientes de visita frequente. Hoje, o projeto simples de contar histórias emocionantes a pessoas em situações de fragilidade física e emocional cresceu e se tornou o premiado Instituto História Viva.


Quais foram os principais desafios enfrentados no início do Instituto?
Enfrentei muitos desafios, como o de manter a motivação dos voluntários e me capacitar para a gestão de uma organização do terceiro setor, área que eu não dominava. Mas ao perceber o resultado que o Instituto promove na comunidade, tanto em meio aos voluntários quanto na vida dos atendidos, isso me alegra e me dá forças para prosseguir.


De que maneira o Instituto atua?
O Instituto História Viva tem como objetivo maior transformar ambientes de dor e sofrimento por meio da literatura oralizada. Através deste trabalho, incentivamos a leitura, a educação e a cultura brasileira. Atualmente, o Instituto mantém parceria com 17 instituições e assiste mais de 14 mil pessoas por ano. Semanalmente; asilos, hospitais, casas lares, abrigos e orfanatos recebem a visita dos voluntários do História Viva. São pessoas de perfis variados que ouvem, escrevem, contam e recontam histórias clássicas, casos de vida e contos da literatura brasileira no intuito de levar alegria a pessoas em situações de fragilidade física e emocional.


Como o projeto angaria recursos e de que forma é possível colaborar?
Por ser uma Organização Não Governamental, o Instituto História Viva não tem fins lucrativos. Sobrevivemos do patrocínio de empresas como Volvo, Air Liquide, Berneck, Rodoparaná e Fiat Powertrain que anualmente precisamos renovar, da iniciativa privada e de apoios provenientes da Lei Rouanet por meio da política de incentivos fiscais. A instituição também levanta recursos por meio da venda de produtos da marca História Viva e de serviços corporativos, como treinamentos, palestras motivacionais e aplicação de projetos. Estamos buscando novos patrocinadores para o ano de 2015. Basta clicar no ícone seja parceiro em nosso site para receber seus projetos aprovados e obter mais: www.historiaviva.org.br / www.facebook.com/institutohistoriaviva


Depoimento
Uma mais novas integrantes da 25º turma de formação de contadores de histórias, a professora de Literatura e Agente Cultural, Elizabeth Morais, vê na sua participação a oportunidade de reencontrar o prazer de ler e transmitir com criatividade a leitura por meio da contação de histórias. Mais que isso, a verdadeira magia descrita na vida de cada ser humano.


Curtas
* A SOFHAR Gestão &Tecnologia promove no dia 24 de outubro um roundtable para abordar as plataformas para nuvem, suas soluções e funcionalidades. O evento é voltado para organizações com mais de 250 computadores, para diretores e gestores de TI. Informações: (41) 3350-1562.

* O Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE) está com as últimas vagas abertas para o MBA em Gestão Estratégica de Empresas. As inscrições podem ser realizadas até o dia 23 de outubro no site www.isaebrasil.com.br. Informações: (41) 3388-7800.

* O Four Points by SHeraton lança novos cardápios para o Restaurante Catanzaro, room service e bar, com criações do chef Clariosvaldo dos Santos.

* O ISAE traz a Curitiba Ricardo Votolini, um dos principais consultores em sustentabilidade empresarial, e Marcelo Bertoldi, coordenador do IBGC PR (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Ambos realizaram palestra no dia 16 de outubro em comemoração ao primeiro ano do Mestrado em Governança e Sustentabilidade do ISAE.

É preciso coragem para ser diferente e muita competência para fazer a diferença
(Autor desconhecido).