Com o tema Cidades Saudáveis e Sustentáveis será realizado em Curitiba, entre quinta-feira,23, e sábado, 25, o 10º Encontro de Arquitetos do Paraná, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

O evento é promovido pelo Sindicato dos Arquitetos do Paraná (Sindarq/PR), em parceria com a Escola de Arquitetura e Design da PUC-PR e a Aliança Paraná Sustentável, e tem o apoio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

O objetivo do evento é reforçar a importância do papel dos arquitetos e urbanistas na gestão de cidades voltadas à sustentabilidade, buscando melhor qualidade de vida para seus cidadãos. Entre os temas a serem abordados no evento estão os efeitos da ocupação desordenada no bem-estar da sociedade, mostrando como as cidades e as construções podem influenciar a saúde e o bem-estar dos seus habitantes; a necessidade de investimentos e incentivos em construções mais sustentáveis; e políticas públicas que promovam a qualidade de vida para os habitantes das médias e grandes cidades do Brasil.

O encontro é dirigido a arquitetos e urbanistas, além de estudantes, com o propósito de sensibilizar os profissionais dessas áreas e promover a reflexão sobre como podem, por meio de suas atuações, influenciar positivamente o meio urbano, assim como os ambientes naturais. Entre os palestrantes estão especialistas do Brasil, Espanha, Canadá e Alemanha.