GUSTAVO URIBE
SÃO PAULO, SP – Com o agravamento da crise no sistema Cantareira, que chegou a 3,3% de sua capacidade nesta terça-feira (21), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), colocará em vigor em novembro mais dois novos bônus para quem economizar água na região metropolitana de São Paulo.
Nesta terça-feira (21), o conselho diretor da Sabesp, responsável pelo abastecimento na Grande São Paulo, aprovou proposta do governo estadual de conceder a redução na conta de água para os que não atingem o patamar de 20%, necessário para obter o atual desconto de 30%.
Pelas novas regras, o bônus antigo continua em vigor, mas quem conseguir economizar de 10% a 15%, ganhará uma redução de 10% na conta de água. Se o consumo cair de 15% a 20%, o desconto será de 15%.
A proposta será enviada agora para a Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia), que definirá a data para a iniciativa entrar em vigor.
Na semana passada, entretanto, Alckmin havia dito que o desconto seria concedido de forma escalonada para quem economizasse abaixo de 20%.
O esforço do governo estadual é para que as novas faixas passem a valer no mês que vem. Assim, o desconto já seria concedido na conta de água de dezembro.
Sem adotar o rodízio no abastecimento, o bônus é uma das principais medidas do governo para a redução do consumo de água na crise.
O objetivo do novo modelo é motivar as pessoas que não têm conseguido atingir a meta atual a continuarem economizando.
Em setembro, 26% dos usuários reduziram o consumo, mas não chegaram ao patamar exigido. Outros 49% conseguiram o bônus e 25% gastaram mais água.
Nesta segunda-feira (20), Alckmin passou o dia em reunião com a equipe de governo para definir as novas regras e discutir os prazos para entrar em vigor.
Segundo a reportagem apurou, a previsão da administração estadual é de que, caso não chova o suficiente, a segunda cota do volume morto começará a ser utilizada a partir do mês que vem.