A Procuradoria do Consumidor (Procon) de Campo Largo fez uma fiscalização, ontem, nas lojas de materiais de construção da cidade. Desde a segunda-feira, a entidade vinha recebendo denúncias de consumidores sobre o preço abusico de telhas e lonas. Campo Largo foi a cidade mais afetada com o vendaval da última sexta-feira, que deixou mais de 3.600 casas danificadas, especialmente o telhado.
Segundo os consumidores, havia lojas cobrando até 70% do preço normal por uma telha ou lona. Visando defender o direto dos consumidores campo-larguenses, integrantes do Procon passaram o dia de ontem em vistorias e inspeções em diversas lojas de materiais de construção da cidade, buscando combater o aumento abusivo.

Por conta da grande procura das pessoas por estes matérias, muitos boatos estão circulando pela cidade. Colocamos nossos fiscais para combater este tipo de prática, bem comum quando acontece alguma catástrofe, comenta o secretário  municipal de Justiça e Cidadania, Daniel Pangracio Nerone.
O órgão reitera que, se alguém se sentir lesado pelos preços praticados nas lojas, guarde a nota fiscal e procure a sede do Procon, no Centro Administrativo, a partir da próxima segunda-feira.
A chuva da sexta-feira durou pouco mais de 20 minutos, mas suficiente para deixar um rastro de destruição causado pelos ventos fortes e chuva de granizo. Além das casas danificadas, diversas escolas e prédios públicos, além dos veículos pelas ruas, foram atingidos. A Prefeitura de Campo Largo estima em R$ 12 milhões os prejuízos só com os prédios públicos. No comércio e na indústria as perdas são incalculáveis, diz matéria na agência de notícias do município.

Solidariedade — Mas apesar da exploração de alguns, por outro lado existe a solidariedade até de gente que não é da cidade. A prefeitura de Balsa Nova abriu uma central de recebimento de donativos para as vítimas de Campo Largo. Em Curitiba, o grupo Ladies of Harley, da HOG da The One Harley-Davidson, abriu ontem uma campanha para receber donativos.
As Ladies receberão as doações na concessionária The One Harley-Davidson e, à medida que os donativos estiverem sendo entregues, serão encaminhados às autoridades competentes da cidade, a fim de organizar a distribuição na região. O grupo estará recebendo os donativos até sábado, na Avenida Mário Tourinho, 1.055.
Saques — O prefeito de Campo Largo, Affonso Portugal Guimarães, se reuniu ontem com o governador Beto Richa, em Curitiba. Além da ajuda na recuperação do município, Affonso pediu reforço na segurança pública. Solicitamos um maior efetivo da Policia Militar na nossa cidade. É imprescindível que neste momento de crise as coisas não ocorram saques e roubos, o que pioraria a situação dos nossos moradores, cita.