O Colégio Estadual Horácio Ribeiro dos Reis, em Cascavel, promoveu, nesta semana, um encontro entre os estudantes e escritores cascavelenses para uma conversa sobre a importância da leitura e da escrita. O evento, que comemora a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e o Dia Nacional do Livro, é mais uma ação do projeto “Biblioteca: o melhor lugar da escola”, que já acontece há alguns anos na instituição.

A atividade foi bem recebida pelos alunos. Achei bem interessante a presença dos escritores. Eles falaram sobre seus livros e como acontece o processo de escrita. Foi um grande incentivo, destacou o aluno do 1º ano do ensino médio, Jideão Nicherwitz.

Segundo o aluno, a leitura é um dos mais importantes hábitos para a formação de qualquer pessoa. Em especial para o seu futuro. Eu pretendo ser escritor. A leitura ajuda a termos mais recursos para nos expressarmos, disse Jideão, que adora poesia e já possui uma página nas redes sociais para divulgar o seu trabalho e de outros poetas.

No projeto “Biblioteca: o melhor lugar da escola” os alunos de todos os anos dos ensino fundamental e médio têm aulas de leitura, a cada 15 dias, na biblioteca do colégio – Biblioteca Mario Quintana. A ideia inicial era convidar os alunos para que eles conhecessem a biblioteca. Depois, se tornou um incentivo para que os alunos apreciassem a leitura, explicou a bibliotecária Marilene Folador.

A cada encontro são disponibilizadas diferentes obras literárias, como contos, romances, crônicas, poesias, de teatro e até mesmo histórias em quadrinhos. Os professores de língua portuguesa ficam responsáveis em avaliar as atividades de leitura. Normalmente os alunos fazem apresentações sobre o livro que leem.

O contato com os livros permite ampliar o conhecimento dos estudantes e contribui para despertar o interesse em diversas áreas. A leitura de uma obra sempre puxa para outras. É como um imã. Sempre dá vontade de ler mais e sobre outros assuntos, disse o aluno do 3º ano do ensino médio, Manuel de Araújo Neto, que é fã de ficção científica.

Manuel, que lê diariamente, contou ainda que passou a conhecer e a gostar dos textos da poetisa paranaense Helena Kolody com o projeto, resultado do aprofundamento dos trabalhos realizados na escola.

Na hora do recreio a biblioteca fica aberta para leitura e empréstimos de livros. Os alunos também podem emprestar livros para ler em casa. Ela é aberta à comunidade para leitura e empréstimo de livros. O acervo conta com mais de cinco mil exemplares.