O Parque Tingui está passando por obras de melhorias para acessibilidade. São reformas nas áreas de circulação, nas pistas de caminhada e ciclovia, em um total de 17 mil metros quadrados recapeados. As churrasqueiras também estão sendo melhoradas e duas pontes de madeira foram substituídas.

Na próxima semana, a área de estacionamento será revitalizada. O investimento total na obra é de R$ 300 mil com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

O Parque Tingui faz parte de um projeto mais abrangente da Prefeitura de Curitiba chamado Rio Parque, que prevê a implantação de um parque linear em toda a extensão do Rio Barigui, unindo-o aos parques Tanguá, Barigui e Cambuí.

O diretor de Parques e Praças da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, João Carlos da Fontoura conta que outras melhorias estão previstas para o local. Para o próximo está prevista a implantação de uma nova rede de iluminação, a troca de mais cinco pontes e no paisagismo.

Localizado no bairro São João, o parque foi inaugurado em 1994, possui uma área de 380 mil metros quadrados e alterna em sua pista de caminhada paisagens de lagos, pontes e mata nativa, percorridos ao lado do Rio Barigui. O nome do parque é uma homenagem ao povo indígena que primeiro habitou a região de Curitiba.

O Tingui também abriga o Memorial Ucraniano, onde está implantada a réplica de uma igreja ucraniana, portal, mirante, monumento em forma de “pêssanka” (ovos pintados à mão em filigranas para saudar a Páscoa) e campanário, baseados no estilo que caracterizam as construções da Ucrânia, homenagem à influência da cultura ucraniana na história de Curitiba.