O mais novo modelo da Volkswagen do Brasil também ganha sua versão aventureira o up! chega com carroceria de quatro portas e opções de câmbio manual ou automatizado. O preço do Volkswagen cross up! com câmbio manual de cinco marchas começa em R$ 38,04 mil e com o câmbio automatizado I-Motion, de cinco velocidades, de R$ 40,96 mil. Para ganhar visual robusto o cross up! foi reforçado por apliques no centro e na parte inferior do para-choque, entradas de ar inferiores e os faróis de neblina. Na lateral, os apliques são em plástico preto nas caixas de roda. As faixas laterais, também em plástico preto, protegem as portas e trazem o emblema da versão com grafia exclusiva cross up! O rack de teto e os retrovisores tem acabamento exclusivo em chrome effect. Material também presente no centro e parte inferior do para-choque traseiro.As rodas de liga leve de 15 polegadas tem desenho diamantado e pneus verdes 185/60 R15.
 No interior, a versão traz detalhes como acabamento em native do volante de direção, soleira das portas dianteiras e alavancas de câmbio e do freio de estacionamento. Os bancos são revestidos em tear hydra cinza – com tecido e faixa lateral em vinil. O nome da versão está gravado no encosto do banco. O painel possui detalhes em chrome effect.
Com os mesmos itens da verão high, o cross traz de série direção elétrica com regulagem de altura, quadro de instrumentos com conta-giros, relógio digital e indicador de temperatura externa, computador de bordo com dez funções ,sensor de ré, comandos elétricos dos vidros dianteiros, travas das portas e retrovisores externos, desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro, alarme, freios ABS com EBD, fixação Isofix para cadeirinhas infantis.
 O cross up! é equipado com o motor 1.0l MPI de 3 cilindros Total Flex de 75 cv com a gasolina a 82 cv apenas com etanol.