O Coritiba enfrenta o Flamengo no Maracanã neste domingo (16), pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. É uma espécie de parte 2, a Missão. Na parte 1, em um duelo entre ambos pela Copa do Brasil, o time paranaense perdeu por 3 a 0 e fracassou no objetivo de seguir na competição. A missão desta vez é dupla: os coxas-brancas jogam pela 1ª vitória fora de casa com Marquinhos Santos e para se afastar da zona de rebaixamento.

Com 37 pontos, na 15ª posição, o Coritiba não cairia para a zona de rebaixamento mesmo com uma derrota no Rio de Janeiro. Chapeconense (36 pontos) e Vitória (34), únicos times que podem passar à frente, vão duelar neste domingo. Assim, apenas um deles ficaria à frente em caso de revés coxa-branca.

A missão, no caso, é ficar ainda mais longe da área de degola, algo que só será possível com uma vitória no Maracanã. Sob o comando de Marquinhos Santos, Coritiba ainda não venceu fora de casa no Brasileirão. E o último duelo contra o Flamengo no Rio, em setembro, foi traumático: com influência da arbitragem, o time paranaense perdeu por 3 a 0 e depois caiu nos pênaltis diante da equipe carioca, que graças a isso avançou na Copa do Brasil.

Para não repetir aquele fiasco, Marquinhos planejava manter o esquema com três zagueiros. Nos dois últimos jogos com tal tática, o time empatou com o Corinthians fora de casa e derrotou o Fluminense no Couto. O problema é que Welinton, ainda vinculado ao Flamengo, não poderá jogar, por questões contratuais. Assim, há duas opções: escalar Bonfim na zaga ou escalar mais um volante – Gil ou Sérgio Manoel.

Ao menos, Marquinhos poderá contar com o retorno do meia Alex. Ele se recuperou de lesão, treinou normalmente durante a semana e deverá reassumir um lugar no time. Por ora, o treinador nada confirma, já que a equipe realiza neste sábado (15) mais um treino antes de embarcar para a Missão 2 no Rio de Janeiro.

Adversário

O empate do Flamengo com o Sport na última rodada gerou problemas no Flamengo. O técnico Vanderlei Luxemburgo reclamou publicamente da atitude dos jogadores, já que o time vencia por 2 a 0 e permitiu o empate nos últimos cinco minutos. Mesmo com o time longe da confusão – como Luxemburgo chama a zona de rebaixamento –, a tendência é usar força máxima. Os desfalques são o lateral-direito Léo Moura (suspenso), o volante Cáceres (a serviço da seleção do Paraguai) e o atacante naturalizado croata Eduardo da Silva (machucado).

 

Flamengo x Coritiba

Flamengo

Paulo Victor; Luiz Antônio, Wallace, Samir e João Paulo; Muralha, Márcio Araújo, Canteros e Everton; Nixon e Gabriel. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Coritiba

Vanderlei; Luccas Claro, Leandro Almeida e Bonfim (Gil); Norberto, Helder, Rosinei (Sérgio Manoel), Robinho, Alex e Carlinhos; Joel. Técnico: Marquinhos Santos

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS)

Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, domingo, às 17 horas