Um programa desenvolvido pela Prefeitura de Curitiba, com crianças de 0 a 5 anos na educação infantil, recebeu o prêmio Inovação em Gestão Educacional, concedido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) do Ministério da Educação. A premiação foi publicada nesta semana no Diário Oficia da União.

O destaque da rede municipal de ensino de Curitiba foi pelo desenvolvimento dos parâmetros e indicadores de qualidade para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O trabalho desenvolvido em Curitiba na educação infantil é referencia nacional e este prêmio reforça a qualidade das ações desenvolvidas diariamente, em período integral, para mais de 40 mil meninos e meninas da nossa cidade, diz a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.

Os parâmetros de qualidade são uma série de referências para o trabalho com crianças de 0 a 5 anos, na rede municipal e ensino de Curitiba, reunidas em um documento que norteia ações garantindo os mesmos padrões de qualidade em todas as unidades da rede municipal que atendem na modalidade educação infantil.

No total são nove parâmetros, que podem ser entendidos como modelos para a reflexão e desenvolvimento de boas práticas para o cuidar e o educar da criança pequena. Os parâmetros revelam pontos de partida e chegada que desejamos ter com relação aos diferentes aspectos que compõe o cotidiano infantil das unidades da rede, explica a diretora do Departamento de Educação Infantil, Maria da Glória Galeb.

Prêmio

Essa é a quarta edição da premiação que reconhece a boas práticas desenvolvidas peara a melhoria da qualidade do ensino. Foram premiadas nove experiências nas áreas de Avaliação e Resultados Educacionais, Gestão Pedagógica, Gestão de Pessoas e Planejamento e Gestão.

A ação desenvolvida para garantir a qualidade das práticas em todas as 198 unidades da rede oficial que atendem as crianças pequenas será apresentada nos 16 e 17 de dezembro, durante solenidade de premiação, no auditório do Inep, em Brasília.

O prêmio teve início em 2006 e integra as ações do Laboratório de Experiências Inovadoras em Gestão Educacional do Inep. O objetivo é reconhecer e valorizar os trabalhos dos gestores que mudam a realidade educacional dos seus municípios e dessa forma, contribuem para o alcance dos objetivos e metas dos Planos Nacionais de Educação (PNE), do Compromisso Todos pela Educação e, de forma mais ampla para a melhoria da qualidade da educação no Brasil.

O prêmio é coordenado pela Dired e pela Diretoria de Apoio à Gestão Educacional (Dage), da Secretaria de Educação Básica (SEB), do MEC. Sãoparceiros da iniciativa a Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE/MEC), FNDE, UNDIME e a UNESCO.