SÃO PAULO, SP – A cidade de Los Angeles teve mais protestos na noite de quarta-feira (26), com episódios isolados de violência que levaram a ao menos 130 detenções, enquanto, em Ferguson, houve calma com o fim dos conflitos por causa do não indiciamento do policial branco que matou a tiros o jovem negro Michael Brown.
Os protestos pela decisão judicial, que na terça-feira (25) se estenderam por todo o país, continuaram na quarta-feira no centro de Los Angeles.
A polícia da Califórnia prendeu ao menos 130 manifestantes que rejeitaram se dispersar em Los Angeles, enquanto outros 33 foram detidos em Oakland depois de uma marcha que acabou em tumultos e vandalismo.
Já em Ferguson, o epicentro dos protestos, havia poucos manifestantes, enquanto a Guarda Nacional fazia a segurança de estabelecimentos comerciais e edifícios, que foram alvo de depredações e saques na segunda (24).
Na noite de terça, Ferguson teve uma noite mais tranquila que a anterior, enquanto os protestos mais significativos aconteceram em Nova York, Los Angeles, Atlanta, Washington, Boston e Filadélfia.
Desde a segunda-feira, Ferguson já registrou mais de 150 detenções, enquanto o número em todo o país foi superior a 400.
NOVO JÚRI
Apesar de pedidos para que um promotor especial apresentasse o caso contra o policial Darren Wilson a um novo grande júri, o governador Jay Nixon disse que não acolheria a ideia, relatou o “St Louis Post”.
A medida havia sido proposta por Mae Quinn, professora de direito e diretora da Clínica de Justiça e Lei Juvenil da Universidade de Washington, depois de revisar as transcrições do grande júri que absolveu o policial.
Segundo ela, o caso de Wilson “recebeu tratamento preferencial em comparação a outros no sistema”.