Encerrando a programação 2014 do Centro Cultural SesiHeitor Stockler de França, o Festival Sesi Casa Heitor acontece entre hoje e domingo, sempre das 11h as 20h no casarão centenário da Avenida Marechal Floriano Peixoto.

Durante três dias, artistas de Curitiba estarão em um espaço de convívio com o público em diversas atividades gratuitas: feira de artesanato, bazar de trocas, shows musicais, apresentações de teatro, mostras de vídeo, exposições, atividades literárias, gastronomia e discotecagem de vinil. Esta é a primeira edição do Festival Sesi Casa Heitor. A partir de 2015 acontecerão edições de verão e inverno, com uma amostragem dos acontecimentos que ocorreram no Centro Cultural.

Nosmeses de janeiro e fevereiro de 2015, o Centro Cultural Sesi  Heitor Stockler de França entra em uma reforma para atender as demandas de 2015, a programação do Centro volta com inúmeras novidades em março.


PROGRAMAÇÃO

11h às 20h — Amaranta Culinária Afetiva
O Amaranta Cozinha Afetiva nasceu da vontade de pessoas, apaixonadas por comida e por cozinhar, de receber seus amigos e fazer novos amigos com as mesmas paixões. Trará um cardápio especificamente para o festival e ocupará a aconchegante cozinha histórica do Centro Cultural.
 
11h às 20h — Bazar do festival
Com o intuito de destacar a produção manual local o Festival contará com um bazar em que os participantes terão a oportunidade de conhecer e se surpreender com a qualidade dos nossos artistas. No bazar poderá ser encontrado diversos produtos do artesanato local, antiguidades, obras de arte, roupas e acessórios.
 
11h às 20h — Grafitti com Pac Calory
Pac Calory iniciou sua experiência com o graffiti em 2011 e desde lá junto a sua formação no curso de Design Gráfico vem desenvolvendo sua proposta de identidade autoral para as pinturas, ilustrações e peças customizadas. Sua linguagem visual traz ênfase a paleta de cores selecionadas, a aplicação de texturas e as formas simples. Atualmente seu trabalho dialoga com a transformação de dentro para fora do ser humano e sua aceitação consigo mesmo.
 
11h às 20h — Feira da Baronesa
Acontece no Centro Cultural SESI Casa Heitor Stockler de França a segunda edição da Feira da Baronesa. Idealizada pelos artistas Luana Navarro e Guilherme Jaccon, a proposta desta edição é realizar a venda de obras de arte nas linguagens da fotografia, pintura, gravura e escultura. O objetivo é que a feira fomente e amplie o mercado e consumo de artes visuais em Curitiba, em especial dos artistas independentes, estimulando assim a circulação da produção local e ampliando o público das artes visuais.
 
11h as 20h — Discotecagem
Discotecagem em vinil nos horários em que não houver programação.
 
DIA 19/12
15h30m — Peça de Teatro: Os dois amores de Colombina
O texto romântico e lírico, que retrata a paixão de um arlequim e um pierrot por uma colombina, é uma forma de se interligar a temática do primeiro espetáculo de Diniz, Palhaço – O Consertador de Brinquedos, lançado em 1979. Em Os Dois Amores de Colombina, o trio de protagonistas – vividos por Jossane Ferraz, Renato Sbardelloto e Murilo Cesca – trazem simbolismos em suas personas: Arlequim é o desejo; Colombina, a mulher; e Pierrot, o sonho. O festival SESI Casa Heitor abre as portas para as comemorações dos 35 anos de carreira do ator e produtor Isidoro Diniz.
 
17h — Trio Kraide Cuatro
A proposta do trio é aproveitar o encontro dos músicos João Taborda, Lauro Ribeiro e Conde Baltazar que já acontece na banda Trombone de Frutas e abrigar uma forma mais musica de Câmara no formato Power Trio (Guitarra, Baixo e Bateria) com arranjos experimentais trafegando entre a música curitibana e Post Rock com pitadas de latinidade. O Trio prepara-se para gravar seu primeiro disco ainda esse ano.
 
18h30m — Vozes da Cidade com Janaina Fellini e Troy Rossilho
O projeto Vozes da cidade foi idealizado com o intuito de promover um espaço para música popular urbana, destinado aos compositores, músicos e intérpretes de canções na cidade de Curitiba. São artistas locais que desenvolvem seus trabalhos autorais e que num formato mais intimista de duos ou trios, irão apresentar composições da cena local. Algumas apresentações possibilitarão encontros de artistas com formações inusitadas, assim como um repertório de canções que foram recentemente lançadas em gravações de CD ou DVD.  Nesta edição especial o Vozes da Cidade trará o encontro da música de Janaina Fellini e Troy Rossilho.

DIA 20/12
11h às 20h — Lançamento e venda da Revista Bólide
A bólide é uma publicação da Editora Medusa e editada por Eliana Borges, Joana Corona e Ricardo Corona, com distribuição nacional (em livrarias) feita pela Editora Iluminuras. A revista é subsidiada pela Lei de Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba, e incentivada integralmente pela Caixa Cultural. O conselho editorial consultivo da revista é composto pelos escritores/pesquisadores: Annita Costa Malufe, Carlos Augusto Lima, Cristhiano Aguiar, Davi Pessoa, Isabel Jasinski, Raquel Stolf, Roberto Echavarren e Vera Casa Nova, que contribuem com sugestões de pautas sobre arte e literatura.
 
11h às 20h — Lançamento do catálogo Campo Neutral
Lançamento e distribuição da publicação do catálogo do artista Felipe Prando.
 
11h — Roda de Choro
João Macacão é uma figura lendária do samba e do choro em São Paulo. Acompanhou durante 20 anos o cantor Silvio Caldas como violonista de 7 cordas em shows e viagens. Aos 74 anos lançou recentemente seu segundo CD solo como cantor e violonista. Nessa apresentação, João Macacão estará acompanhado dos músicos Daniel Migliavacca ao bandolim e Luis Rolim ao pandeiro apresentando um repertório de choros e alguns sambas gravados por ele.

13h30 — Núcleo de Dramaturgia Audiovisual Sesi Paraná apresenta projetos finais
O audiovisual curitibano ganha atenção especial durante a Mostra de Projetos do Núcleo de Dramaturgia Audiovisual Sesi-PR, que acontecerá no dia 20 de dezembro, entre 13h30 e 15h30 no Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França, com entrada gratuita.

Realizado pelo Sesi Paraná, o Núcleo tem o objetivo de desenvolver, aprimorar e promover troca de ideias de projetos audiovisuais entre roteiristas e realizadores, sejam eles profissionais ou novos talentos.

Após vários processos de seleção e muito trabalho, 12 projetos de desenvolvimento de longas-metragens e séries de TV serão apresentados neste evento para produtores locais convidados e público em geral. Cada autor terá de 7 a 10 minutos de apresentação de seus projetos, que foram orientados e discutidos em suas especificidades entre agosto e dezembro de 2014, até estarem aptos a estabelecerem parcerias com empresas produtoras ou profissionais do setor. Para chegar a esta fase, os participantes passaram por seleção inicial de propostas escritas, entrevistas individuais e um pitching simulado intermediário.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Núcleo realiza encontros quinzenais com profissionais renomados no mercado audiovisual brasileiro. Os encontros acontecem como um grande fórum em que todos os projetos são discutidos em grupo. Nesta edição, Leandro Saraiva, Rune Tavares, Gabriela Amaral Almeida, Aly Muritiba e André Ryoki – além de Rodrigo Grota em Londrina e Jessica Candal em Ponta Grossa – atuaram junto aos roteiristas como orientadores.

Nos últimos anos, alguns trabalhos do Núcleo se destacaram no mercado audiovisual. Horizonte, de Jessica Candal, conquistou o Concurso de Pitchings do Olhar de Cinema – Curitiba International Film Festival; Grandicidade, de Daniel Calil, garantiu sua participação no 1º Edital do Fundo Estadual de Cultura do Estado de Goiás; e o filme A mesma parte de um homem, de Ana Johann, foi selecionado para o Lab Novas Histórias.

Os 12 projetos que serão apresentados na Mostra são:
1. As montanhas que me levam até o céu, longa-metragem de ficção de Jandir Santin.
2. Crianças da Rádio, série televisiva de Julia Vidal
3. Desalento, longa-metragem de ficção de Cesar Felipe Pereira
4. Descalça, longa-metragem de ficção de Sônia Procópio
5. E se contorce igual a um dragãozinho ferido, longa-metragem de ficção de Aristeu Araújo
6. Filme mudo, curta-metragem de ficção de Bruno Lops
7. O Bilhete, longa-metragem de ficção de Vandré Segantini
8. O caminho, longa-metragem de ficção de Gabriela Beltrand
9. Os cães calam e o diabo passa, longa-metragem de ficção de William Biagioli
10. Revoluções, longa-metragem de ficção de Eduardo Calegari
11. Ursa, longa-metragem de ficção de William de Oliveira
12. A quarta parede, série televisiva de Julien Guimarães Coelho
 
15h30 — Apresentação do Coral Contemporâneo SESI
16h30 — Mostra dos trabalhos realizados no grupo Propostas Artísticas, coordenado por Milla Jung – (vídeos)
17h30 — Mostra de videoarte com curadoria de Goto
19h — Vilma Ribeiro Quintet

Curitibana, Vilma tem vasta experiência no cenário musical, com shows realizados pelo Brasil e uma turnê bem-sucedida pela Argentina. A cantora, que fez parte das bandas Namastê e Risoflora, lançou neste ano de 2014 o álbum Vilma Ribeiro, com 10 canções de autoria própria e composições de artistas locais, como Leo Fressato e Paulo Teixeira. Atualmente apresenta em seus shows o repertório do seu primeiro CD solo,  com músicas que mostram a versatilidade da interpretação da cantora , com um timbre de voz marcante num trabalho classificado como  MPB com forte influência dos gêneros jazz e blues. O Cd da cantora contou com a produção musical de conta de Maycon Ananias, profissional reconhecido internacionalmente. Paranaense, Maycon já colaborou em projetos da cantora Norah Jones, Milton Nascimento, Melody Gardot, Bill Frisell, Thiago Iorc e Maria Gadú.Todo esse currículo se traduz na qualidade sonora que é apresentado pela cantora Vilma Ribeiro em seu primeiro CD solo e também nos shows de lançamento do material.No show, além da cantora, fazem  parte da apresentação  4 músicos :baixo acústico, bateria, teclado e guitarra.  
 
DIA 21/12
13h — Ravi Brasileiro
Ravi Brasileiro mostra seu mais novo trabalho musical com composições que mostram alegria, energia positiva e o pensamento otimista.

Temperado com suingue e brasilidade o disco Cortinas Abertas é gostoso de ouvir e dançar, e o que também torna este trabalho especial, desde sua concepção, é a forma como foi incentivado, por meio de crowdfunding, um sistema de financiamento coloborativo, com apoio de várias pessoas e instituições que acreditam na música do Ravi.
 
14h — Show com Bruno Vieira
Bruno Vieira apresenta uma MPB experimental, com arranjos que vão do violão e voz aos sintetizadores e guitarras. O projeto solo Antíteses surgiu em 2012. O primeiro álbum era caracterizado por ser acústico e intimista. Já o segundo é um apanhado das inspirações e referências musicais, e apresenta fontes e sonoridades idealizadas pelo artista.

15h30 — Peça de Teatro: Os dois amores de Colombina
O texto romântico e lírico, que retrata a paixão de um arlequim e um pierrot por uma colombina, é uma forma de se interligar a temática do primeiro espetáculo de Diniz, Palhaço – O Consertador de Brinquedos, lançado em 1979. Em Os Dois Amores de Colombina, o trio de protagonistas – vividos por Jossane Ferraz, Renato Sbardelloto e Murilo Cesca – trazem simbolismos em suas personas: Arlequim é o desejo; Colombina, a mulher; e Pierrot, o sonho. O festival SESI Casa Heitor abre as portas para as comemorações dos 35 anos de carreira do ator e produtor Isidoro Diniz.

16h30 — Miniconto
Duo musical formado pela cantora e compositora Karla Díbia e pelo violonista e compositor Daniel Amaral, ambos atuantes no cenário musical curitibano desde 2010.  O foco do Miniconto. é propor possibilidades musicais através do estilo mini ou diminuto, que é usado tanto na quantidade de instrumentação, quanto na minutagem das músicas, com arranjos musicais e poesias especialmente elaborados
 
17h30 Luciano Faccini
Performance sonora com Luciano Faccini  com participação especial de Yasmine Matusita.
 
SERVIÇO
Festival SESi casa Heitor
Dias 19, 20 e 21 de Dezembro de 2014
Das 11 as 20 horas
Centro Cultural SESI Heitor Stockler de França
(Av. Mal. Floriano Peixoto, 458. Centro. Curitiba/PR
Telefone para contato: (41) 3322-2111)
Entrada franca