Após registrar fluxo intenso no período da manhã, o trânsito no sentido Curitiba-Litoral do Paraná e de Santa Catarina começou a normalizar no final da tarde deste sábado. Segundo as concessionárias que administram os trechos, os motoristas não enfrentam lentidão, o que significa que esta pode ser uma boa hora para viajar.

Segundo a Ecovia, que administra o trecho da BR-277 entre Curitiba e Paranaguá, o fluxo de veículos na rodovia chegou a ser de 1,4 mil por hora no período da manhã.  Às 18h40, já havia caído para 950.

Já no sentido Santa Catarina (BR-276), um acidente provocou congestionamento próximo ao Contorno Leste, por volta das 17h. O trânsito no local já está normalizando, mas segundo a Autopista Litoral-Sul, o tráfego é lento os quilômetros 600 e 614 da pista.

Durante todo o fim de semana, a BR-376 deve receber 48 mil veículos – o que representa 45% a mais do que em dias normais. A concessionária Autopista Litoral Sul, que administra a BR-376 entre Curitiba e as praias de Santa Catarina, a previsão entre 11 de dezembro e 23 de fevereiro é de fluxo de 3,5 milhões de veículos.

Já na BR-277, entre Curitiba e o Litoral do Paraná, a previsão é de que 20 mil motoristas desçam a Serra do Mar hoje. O período de maior movimento vai das 8 horas até a meia-noite. No domingo, o movimento deve ser um pouco menor do que o de sábado, porque muitos veranistas já devem emendar e ficar nas praias.  Até 22 de fevereiro, a Ecovia – que administra a BR-277 entre Paranaguá e Curitiba – prevê que 2,9 milhões de veículos trafeguem no trecho da rodovia. Apesar de o fluxo ficar acima do normal durante todo o verão, os dias com maior movimento devem se concentrar entre 29 de dezembro e 4 de janeiro. Nesse intervalo está prevista a circulação de 317 mil veículos, com maior concentração no dia 31 de janeiro, com estimativa de 37 mil carros.