Uma das melhores maneiras de ter uma visão global de Amsterdã é fazer um passeio de barco pelo canal, com explicações em várias línguas de cada ponto importante. Alguns dos locais para começar a excursão: Damrak, Rokin, Amstel (perto do Rembrandtsplein) e Nassaukade (perto de Leidseplein).

Durante a primavera e principalmente no verão, inclua no roteiro um tour Candle-Light, um passeio romântico pelo canal iluminado à noite, com entretenimento especial a bordo, tudo perfeito para curtir um queijos e vinhos à luz de velas.



As porcelanas de Delft, pintadas à mão, são obras de arte que vale a pena colecionar

ROTEIRO BÁSICO

Palácio Real – na Dam Square, originalmente construído como prefeitura em 1640, projetado por Jacob van Campen.
Beurs – Bolsa, em Damrak, construída em 1903. Há possibilidade de entrar e visitar as galerias.
Begijnhof – Antigas casas em torno de um pitoresco pático, chamadas de Almshouses, que existem em vários lugares na Holanda. A maioria data do século 17 e fazem parte das mais charmosas e características construções do país. Serviam de residência para mulheres sozinhas e viúvas. Outra famosa almshouse pode ser vista nos números 157-171 do Prinsengracht.
Munttoren – Casa da Moeda do passado na Holanda, um dos marcos de Amsterdã, com sua bela torre de 1619. O Mercado das Flores fica nas imediações, instalado ao longo do Singel Canal.
Rijksmuseum – Galeria Nacional, no número 42 da Stadhouderskade, com uma das maiores coleções de pintores holandeses e flamengos dos séculos 15 ao 19. Rubens, Van de Velde, Frans Hals, Jan Steen, o maravilhoso Vermeer e a maior coleção de Rembrandts, incluindo a famosa tela Night Watch.
Museu Histórico de Amsterdã – no número 9 da Kalverstraat, localizado no Convento St.Lucien, construído por volta de 1420 e transformado em orfanato entre 1578 até 1960.
Stedelijk Museum – O Museu Municipal fica na Paulus Potterstraat, número 13, e tem acervo de pinturas modernas e esculturas desde 1850 até os dias de hoje, incluindo os últimos trabalhos de artistas europeus e americanos.
Rembrandt House – Nos números 4-6 da Jodenbreestraat, onde o célebre pintor viveu entre 1639 e 1660. No acervo uma completa coleção de esboços e desenhos.
Waag – Nieuwmarkt 2, um velho portão datando da Idade Média.
Nosso Senhor no Attic – Oude Zijds Voorburgwal, uma casa de rico comerciante, que nos tempos da perseguição aos católicos, abrigava uma igreja datada de 1663. É hoje um museu, com coleção de pinturas, mobiliário e pratarias de época.
Nederlands Historich Scheepvaart Museum – O Museu da Marinha Holandesa, no número 1 da Kattenburgerplein, fica no arsenal do século 17, exibindo modelos autênticos de navios, armamentos e objetos de época.
Van Gogh Museum – No número 7 da Paulus Potterstraat, fica logo atrás do Museu Municipal, exibindo a mais completa coleção de pinturas, desenhos, cartas e objetos pessoais de Vincent van Gogh, cobrindo todos os períodos de sua vida de artista.
Holland Arts and Crafts Center – no 16 de Nieuwendijk, com exposição permanente de cerca de 30 diferentes trabalhos manuais, incluindo demonstrações de lapidação de diamantes, fabricação de queijos e manteiga, velas e tamancos de madeira.
Tropen Museum – Museu Tropical, no número 2 da Linnaeusstraat, com arte e artesanato dos trópicos.



Amsterdã é bonita de dia e de noite, quando reflete as luzes nos canais

EXCURSÕES

MARKEN – De ônibus, passando pela cidadezinha de Monnickendam , ou de barco, partindo de Volendam. Não esquecer de tirar fotos, que a pitoresca cidade, antes uma ilha, tem sempre habitantes vestindo trajes tradicionais.

AALSMEER – De ônibus a partir de Amsterdã. É o centro dos leilões de flores de toda a Holanda e do mundo. A melhor hora é bem cedo na manhã, para assistir as operações do leilão automatizado.

ALKMAAR – De trem, da Estação Central. A cidade com mais de sete séculos tem uma antiga Casa do Peso, transformada em um movimentado mercado de queijo, todas as sextas feiras durante o verão.

HAARLEMMERWEG – No caminho entre Amsterdã para Haarlem, um moinho com mais de dois séculos – De Bloem – restaurado. Fica aberto durante o verão para visitação.

LISSE – Exposição de flores Keukenhof aberta desde fins de março até meados de maio.


AMSTERDÃ EM UMA HORA
Tempo curto, muita coisa para ver. Comece na Dam Square. No lado direito, o monumento nacional assinado por J. Raedecker. No lado oposto, a grande loja de departamentos Bijenkorf e, no lado esquerdo, o Palácio Real e a New Church, construção de 1408. Mantendo a esquerda, caminhe ao longo da Kalverstraat, principal rua de comércio da cidade.

Pouco antes de chegar a um grande cruzamento (Spui), vire à direita pegando uma pequena alameda, que vai levar até a famosa Begijnhof. Caminhe pelo até Koningsplein, atravessando para o Mercado das Flores ao longo do Singel. O Singel leva para Munttoren.

Cruzando a praça em direção a Reguliersbreestraat, estará na Rembrandtsplein, com a estátua de Rembrandt marcando o lugar. É o centro da animação noturna. Atravesse a praça e pegue a pequena Halvemaansteeg, que segue para Amstel e Rokin. Vire à esquerda e siga o caminho das águas no lado direito. Ao longo da Munttoren, siga o lado esquerdo da rua (água sempre do lado direito), passando por lojas simpáticas e alguns dos melhores antiquários da cidade. Você estará a retornando ao ponto inicial, na Dam Square, principal praça de Amsterdã.