A história se encarregou de fazer da Grécia um país único, que sempre atraiu visitantes. Em 2014 foram 21,5 milhões de turistas. 20% a mais do que no ano anterior. A alta estação é sempre atração maior, com garantia de sol e nada a fazer, a não ser procurar ser mais feliz.

Depois da crise econômica e política de 2010, as manifestações anti-austeridade e a violência dos revoltados cheios de razão, contra os parâmetros da Europa ( principalmente a Alemanha) e o consequente desemprego, Atenas volta a mostrar os caminhos do Turismo, com um dos destinos mais procurados do planeta.

O Turismo sempre representou o segundo pilar da economia do país, seguindo a marinha mercante. Por outro lado, a instabilidade nos países árabes reforça a procura das ilhas gregas como destino de férias. De acordo com a organização mundial do Turismo, a Grécia foi o país do Velho Continente que apresentou melhores resultados no número de visitantes estrangeiros.

Atenas, com seu clima ameno, oferece inúmeras oportunidades de visitas a locais de arqueologia, junto com ilhas como Delfos, Paros, Naxos, Mikonos. Atenas também destaca a cultura, a gastronomia e a arquitetura do passado e do presente.

Fotos: Dayse Regina Ferreira

Atenas e seus monumentos históricos e culturais, volta a ser notícia

UM LUXO ESPECIAL
Anote: Ekias All Senses Resort, hotel luxuoso no norte de Atenas. Fica em Halkidiki, no golfo de Vourvourou. Dá para esquecer de todos os atuais problemas da humanidade na rede instalada no mar, para embalar sonhos ao som das ondas. Vários espaços com poltronas e canapés são espalhados nos ambientes, garantindo relax para todos.

Quartos e suítes minimalistas na decoração, com bastante espaço, utilizam materiais naturais, respeitando o ambiente. Em um deles, o mármore e o vidro colorido decoram a sala de banho, criando um bonito jogo de luzes e tons. Um Spa Studio ao ar livre, tem sala de massagens, tratamentos de beleza e cuidados especiais.

Quem não consegue entender a Grécia das cidades maiores, deve procurar Paxos, pequena ilha isolada coberta de oliveiras, com praias e falésias brancas, pequenos portos cheios de charme e ruazinhas onde passeiam gatos preguiçosos. Uma opção de hotel é o Torri e Merli, escondido entre as oliveiras. Outro endereço é o Zakspitaki, em Antipaxos.

Para os fãs do cineasta sérvio Emir Kusturica, que comprou uma casinha na ilha de Signos, a sugestão é uma estada no hotel Selena Suites, que oferece piscina com vista para o mar.

O retorno dos turistas à Grécia está contribuindo para que novos ares soprem na terra de Homero. O número de visitantes em 2014 não era visto em Atenas desde 1990, antes da Guerra do Golfo. É a revanche dos deuses gregos.

Atenas revive. Há 2 anos, a capital grega era esquecida pelos turistas, que se dirigiam diretamente às ilhas. Os hotéis ficaram vazios, muitos fecharam portas. Os visitantes temiam as manifestações contra o desemprego, a austeridade imposta pelos dirigentes europeus. Hoje o quadro é outro e já é difícil encontrar reservas nos hotéis durante a alta temporada.

O retorno dos turistas cai sobre a Grécia como manás dos céus. Depois de 4 anos de crise, que colocaram a população grega de joelhos. O lado positivo é que tanto os hotéis quanto os restaurantes e comércio, estão selecionando melhor seus funcionários, melhorando o serviço oferecido. É bom lembrar: o Turismo representa 17% do PIB da Grécia.


Nas pedras do passado grego, a história da Humanidade

PAXOS
Na direção da Itália, a pequena ilha flutua no mar Jônico, minúscula e isolada. Como uma mancha verde contornada pelo mar esmeralda ou turquesa, conforme a luz do dia. Antiga ou moderna, o mito que envolve o nascimento de Paxos é evocador. Diz a lenda que Poseidon deu um golpe com seu tridente, destacando aponta da ilha Corfu, grande cidade vizinha. Criou assim um refúgio para abrigar seus amores. Foi lá que o deus dos mares convenceu Amphitrite a ser sua esposa.

Seja qual for a lenda, o charme todo se estende pela paisagem. Paxos é uma sequência de praias de pedrinhas brancas fazendo tapete para os olivais banhados pela água cristalina. O perfume de ervas, – orégano, thym, mirta – marca os caminhos que são acessíveis por mar ou por uma caminhada.

São apenas 25 quilômetros quadrados para 2.500 habitantes permanentes, o que torna Paxos a menor ilha da região. Milhares de árvores abriram espaço, fruto do trabalho dos ilhotas, influência dos venezianos, que marcaram profundamente os hábitos da região, na dominação que começou em 1386.

Durante 4 séculos a ilha foi transformada em um imenso olival, para abastecer de óleo de oliva a Sereníssima. A República de Veneza subvencionava cada árvore plantada e um grande trabalho de preparação do terreno existente foi realizado pelos locais. Uma a uma, as pedras que cobriam o solo foram retiradas, para deixar a terra livre ao plantio.

Foi assim que surgiram os muitos quilômetros de muros brancos, feitos de pedras sobrepostas, ladeando as duas margens dos caminhos. Abrindo espaço nos túneis de vegetais, os muros ligam dos três portos charmosos e uma quantidade de pequenas fazendas escondidas no interior da ilha.

Divulgação

Paisagens únicas, na descoberta das ilhas gregas

O visitante descobre então velhos moinhos de azeite abandonados, belas casas de pedras, capelas com ares italianos. Com tantos vales, é fácil se perder pelos senderos ou se esconder do mundo. Uma das razões para que famílias importantes, como os Agnelli e os Marzotto, terem construídos vilas luxuosas para curtir cada verão. Há anos Paxos vem sendo a alternativa secreta às férias na Sardenha. Apenas 4 horas de navegação separam Bali ou Brindisi da pequena ilha grega. Onde os proprietários das vilas desaparecem, mal colocam os pés na terra. O lema é Para viver felizes, vivamos escondidos.

A melhor maneira de se hospedar ainda é alugando uma vila no meio de árvores e pinheiros, com vista para o mar. Mas há pouco tempo, um natural da terra, Anastassios Zenempissis, restaurou uma mansão fortificada, do período veneziano, conservando as paredes de pedras aparentes, as telhas em cerâmica, os torreões que protegeram no passado a moradia contra ataques dos piratas. Hoje é o hotel Torri e Merli, que adotou um estilo rústico, mas chique, sóbrio, refinado e elegante.

Para quem chega, o melhor é alugar um barco e visitar a ilha principal. Porque Paxos – no plural Paxi – é um mini arquipélago de 2 ilhas e 4 ou 5 ilhotas. O bom é iniciar a viagem pela manhã bem cedo. Logo na saída de Gaïos surgem as praias, formando uma espécie de colar de pérolas: Kipiadi, Marmari, Orkos. Conhecendo a costa no sentido inverso das agulhas do relógio, vão surgindo as tavernas e os bares junto do porto de Loggos. No canto do cais saem do forno da padaria os pães cobertos de gergelim, os folhados recheados com queijo de cabra, quentinhos. Em Lakka ficam os veleiros, ancorados lado a lado.

Lakka é a última escala antes do mar aberto, para seguir a costa na ponta norte. O mar então é azul profundo e o vento sopra mais forte. Falésias brancas sobem pelas margens, como muralhas. E surgem grutas, pontas rochosas plantadas no mar, arcos naturais. A costa toma ares de escultura.

É ir e aproveitar. Curtir na Grécia o carpaccio de polvo, a bruscheta de anchovas, os peixes frescos grelhados, o carneiro cozido ou assado na brasa. E provar a moussaka, o tzatziki, os vegetais frescos, os frutos do mar. Bebendo ouzo e se encantando com a amizade simples dos ilhotas. Grécia é destino da moda.


O retorno dos turistas leva novos ventos de esperança a Atenas


DESTAQUES

NORWEGIAN CRUISE LINE HOLDINGS
O grupo da Norwegian Cruise Line Holdings abriu escritório no Brasil, com operação, vendas e marketing das 3 marcas do mesmo grupo, concentrados em São Paulo: Norwegian Cruise Line, Oceania Cruises e Regent Seven Seas. Toda a equipe da Firstar Representações, que há 13 anos representou a NCL Holdings, continua a postos, no mesmo endereço e telefone, na capital paulista.

E começa agora em fevereiro a atender ao trade, com 3 novidades: sistema de reservas em português, tarifa de cruzeiros em reais e parcelamento sem juros em até 10 vezes. Os cruzeiros da Oceania Cruises e Regent Seven Seas podem ser parcelados em até 4 vezes.

Estela Farina, que criou a Firstar e representou o grupo NCL, continua à frente do escritório, comercializando os produtos destinados a diferentes perfis de cruzeiristas. Em tempo: as companhias representadas pela Firstar que não fazem parte da Norwegian no Brasil, serão atendidas com uma estrutura diferente, sem interrupção nos serviços de sempre. O contato é [email protected]


A capital da Grécia é museu ao ar livre — arte e beleza em cada esquina

TURISMO DE VIENA
O turismo oficial de Viena está celebrando: 2014 foi o melhor ano em todos os tempos, com 13,5 milhões de pernoites, o que representa um aumento de 6,3% acima do resultado anterior. Foram 6.211.000 entradas e a porcentagem de pernoites internacionais teve volume total de 82%. O projeto do diretor de turismo de Viena, Norbert Kettner, é de alcançar 18 milhões de pernoites até 2020.

Os principais mercados são a Alemanha (2.650.000 pernoites= + 5%), Áustria, Estados Unidos, Itália e Rússia. Seguidos da Grã-Bretanha, Suíça, Espanha, França e Japão. China, Coréia, Brasil e Itália também mostram aumento no número de visitantes anuais.

A capacidade de hospedagem de Viena cresceu entre dezembro de 2013 e dezembro de 2014 em 2.900 leitos, ou seja, 4,9%. Hoje o total de leitos é de 61.400 leitos, com ocupação média de 71%.

Viena comemora neste 2015 o 150º aniversário da Wiener Ringstrasse, com uma série de eventos especiais. E entre 19 a 23 de maio, realiza o 60º Eurovision Song Contest, de repercussão internacional. Saiba mais no www.vienna.info

Divulgação

Hotéis de luxo, decoração minimalista, sol e mar: é a Grécia