Os programas de fidelidade ganham espaço e popularidade entre os turistas brasileiros — e já influenciam no pensamento do consumidor, que leva isso em contra quando realiza suas compras. Os programas de fidelidade estão por todas as áreas, não só em viagens aéreas. É no posto de gasolina, no cartão de crédito do banco, serviços, farmácias, entre outros.

A dica para conseguir mais bônus, segundo Bruna Milet, gerente executiva de marketing de um dos principais programas de fidelidade do país, é concentrar os gastos nas situações comuns do dia a dia, em empresas cadastradas do programa de fidelidade. Além disso, quem viaja por companhias internacionais geralmente pode transferir os pontos para programas parceiros no Brasil.

Muita gente nem sabe que está acumulando e acaba deixando os pontos expirarem, em vez de trocar por passagens ou reservas de hotéis, diz Bruna. Em geral, as empresas possuem três modelos de parcerias comerciais: acúmulo de pontos, resgate de prêmios e coalizão, no qual é possível tanto o acúmulo quanto o resgate de prêmios. O cliente, por sua vez, deve se cadastrar individualmente em cada empresa parceira para receber o benefício.

Em média, uma passagem aérea para um destino nacional custa cerca de 10 mil pontos ou milhas. Segundo uma grande administradora, cada milha equivale, a cerca de R$ 0,07 em gastos nas empresas parceiras, como postos de gasolina, por exemplo. Há também opções como pagar uma parte com dinheiro e uma parte com pontos, para reduzir o gasto na viagem. A estimativa das administradoras é que mil pontos sejam suficientes para abater 10% do valor de uma passagem.

Em uma grande rede internacional de hotéis, a parceria do programa de fidelidade com companhias aéreas permite também o uso dos pontos em “experiências exclusivas”, como visitas ao camarim e áreas VIPs de grandes shows, espetáculos e eventos esportivos. Na hospedagem, a rede oferece benefícios como tarifa com 50% de desconto, atendimento prioritário, upgrade de quarto, horários flexíveis de check in e check out, além de reserva antecipada.

“As inúmeras possibilidades oferecidas para a troca melhoram ainda mais a experiência de viagem dos clientes”, diz Emanuel Baudart, vice-presidente global da rede de hotéis.

A troca de pontos por passagens e hospedagem segue a lógica parecida com a da compra tradicional: reservas com antecedência têm grande chance de saírem mais baratas, bem como a escolha de destinos na baixa temporada. Também é recomendado acompanhar o site dos programas de fidelidade e segui-los nas redes sociais, pois promoções relâmpago são frequentes.

61% das reservas em hoteis no ano passado foram feitas por pessoas do sexo masculino. É o que mostra estudo feito na base de dados da MalaPronta.com, empresa de turismo especializada em plataformas online para reservas de hotéis em todo o Brasil. A presença masculina é maior em todos os tópicos pesquisados, tanto nas viagens de negócios como nas de lazer. Das 23.335 viagens feitas durante dias de semana, por exemplo, 67% das reservas foram realizadas por homens. Eles também aparecem na frente nas viagens de fim de semana: 61%.

 


Procuram-se aposentados espiões
A Shopper Experience, maior empresa do Brasil em avaliação do atendimento ao consumidor por meio de pesquisas com clientes secretos, está selecionando brasileiros recém-aposentados, beneficiários da Previdência Social brasileira. O Projeto Aposentados, que está sendo desenvolvido pela empresa, tem a proposta de avaliar o atendimento prestado nos postos do INSS. A visita é sigilosa e remunerada; os interessados em fazer a inscrição devem enviar um e-mail para [email protected] com o título APOSENTADOS. Com expertise no consumo inclusivo, a Shopper Experience criou, em 2010, o núcleo Peritos da terceira idade. Com a iniciativa, a empresa possui mais de 3.700 clientes secretos com mais de 60 anos, os espiões-consumidores, testando o atendimento prestado aos consumidores sêniores.

Expansão
Os principais programas deste tipo no Brasil, inicialmente projetados para resgate de passagem diretamente com as companhias aéreas, hoje reúnem um grande número de empresas parceiras, que vão de redes de farmácia a postos de gasolina e supermercados.


AVALIAÇÃO

– A PROTESTE Associação de Consumidores avaliou quais os melhores cartões para acumular pontos, converter em milhas e trocar por passagem aérea. Para o teste, foi simulado o gasto mensal de R$ 1.500 no cartão durante 2 anos. A pesquisa foi divulgada no dia 2 de fevereiro

– Para quem quer acumular pontos sem pagar anuidade no cartão de crédito a opção é o cartão Santander Free, que troca pontos nas companhias Gol, TAM, Azul, TAP, Delta, Aeroméxico, Iberia Plus e LAN. Mas é importante lembrar que é cobrada taxa de R$ 19,90 no mês em que o cartão não é utilizado. Neste cartão do Santander, para a primeira transferência, é preciso somar no mínimo 10 mil pontos. Com o gasto médio mensal de R$ 1,5 mil durante 24 meses no cartão Santander Free, o consumidor consegue acumular 12 mil pontos

– No caso do consumidor com cartão de crédito vinculado a programa da companhia aérea, os cartões TAM Itaucard 2.0, TudoAzul Itaucard 2.0, Bradesco Smiles, Banco do Brasil Smiles, HSBC Delta Sky Miles e Citi AAdvantage convertem automaticamente todos os valores pagos em milhagem com boas taxas de conversão. Mas a anuidade costuma ser maior, e não é possível usar os pontos em qualquer companhia. Somente no programa de milhagem vinculado ao cartão

– Com o mesmo valor mensal de R$ 1,5 mil por 24 meses, no fim desse tempo o consumidor terá acumulado um pouco mais de 20 mil pontos/milhas no Cartão TAM Itaucard 2.0 Platinum Mastercard. Já no Banco do Brasil Smiles Platinum Mastercard ou no Bradesco Smiles Platinum, o consumidor terá acumulado um pouco mais de 27 mil pontos/milhas. E no TudoAzul Itaucard 2.0 Internacional Mastercard terá acumulado um pouco mais de 20 mil pontos/milhas. Porém esses cartões custam mais caro

– Os interessados em acumular o máximo possível de pontos no cartão de crédito têm como opção o Banrisul Visa Infinite, onde cada dólar gasto acumula 2,2 pontos, que podem ser trocados por milhas Smiles (Gol) e Multiplus (TAM). É exigido no mínimo 8 mil pontos para cada transferência. E para aderir aos cartões com essa taxa de conversão é preciso ser convidado pelo banco

– Antes de adquirir um cartão de crédito com foco nas milhagens o consumidor deve levar em conta quais são as companhias parceiras do cartão, a taxa de conversão de pontos, as regras para transferências de pontos para viajar, o valor da anuidade do cartão e a validade dos pontos

– Os pontos acumulados no cartão de crédito podem ser trocados por outros produtos além de passagens aéreas, como eletrodomésticos, cupons de descontos, eletrônicos, cursos, etc

– Um cuidado importante é transferir os pontos do cartão de crédito que estão perto de vencer para o programa da companhia aérea que você mais usa. Assim, conseguirá dar sobrevida aos pontos que estavam quase expirando, estendendo-os no programa da companhia aérea. O resultado completo do teste está na revista Dinheiro & Direitos nº 54 de Fevereiro, e também está disponível no site: www.proteste.org.br