O líder do Campeonato Paranaense é o J Malucelli… e o Atlético quase fora da zona de classificação. As reações até aqui não me causam nenhum espanto, porque este começo de ano é de pré-temporada dos 3 times que jogam a segunda e a primeira divisão do Brasileirão, times que jogam o calendário normal, somado ao Atlético, que vai com o que tem sobrando no elenco para experimentar os garotos da base e ver 3 ou 4 jogadores que possam ser aproveitados no time de cima.
Por isso eu não gosto de dar a minha opinião sobre a tabela de classificação, pelo menos até os oito clubes passarem para a próxima fase. Posso dar a minha opinião sobre a boa equipe do Paraná Clube, que tem boas peças e que tem um bom esquema, mas vai tropeçando nas próprias pernas internas, com seus problemas financeiros. O que me deixa triste é ver mais um ano se passando com a mesma novela, sem que chegue alguém lá dentro que diga chega e que pegue o timão para comandar e consertar tudo. O torcedor espera este milagre do nome, do herói, do cara que vai pegar o clube e transformar com atitudes loucas, mas que será o cara que vai separar o Paraná em antes e depois deste cara! Só assim para dar um jeito no clube.

O técnico Marquinhos Santos está se tornando especialista em Coritiba. Um técnico que no clube vai se dando bem. Eu fico imaginando se um dirigente contrata jogadores mais competitivos, ou que o clube seja mais ousado e que resolvam de vez as posições carentes como a do meio campo, somados às boas safras de jogadores da base, poderia montar um elenco vencedor.

As eleições na Federação Paranaense de Futebol tem na chapa de Ricardo Gomyde, muita força para este candidato vencer e se tornar o novo presidente. Fácil se eleger, dado ao baixo nível de apoio aos times profissionais dado pela Federação, a baixa tendência de modernização imposta pela atual gestão de Hélio Cury, presidente que não chega a ser uma péssima administração, comparada ao restante do Brasil, principalmente se comparada a CBF. Mas, com o apoio dos três clubes da Capital, ficará difícil Cury manter-se no cargo. Eu não quero aqui fazer campanha, mas qualquer candidato com a pompa do lançamento desta, poderia vencer as eleições, visto que o candidato tem experiência em campanhas políticas. Resta saber se Gomyde teria a capacidade na gestão do futebol do estado, o que é mais importante do que uma bela campanha. Boa sorte aos candidatos.

Não posso deixar passar em branco a minha discordância em retirar os jogadores do Foz, com o apoio do dirigente do clube da cidade a Hélio Cury. Não acho correto ser amigo ou inimigo, por conta de uma eleição. Todos têm o direito de votar em quem acham que é o melhor nome. Mas os negócios do presidente do Atlético são assim e ele não economiza esforços em trucidar quem não o apoia. É o velho modo de agir de quem disse na coletiva de imprensa que o futebol paranaense precisa ser moderno. Para mim, não tem relação saudável em fazer um contrato de empréstimo de jogadores, depois pelo fato de apoiar o presidente Cury, o acordo ser desfeito para pressão eleitoral. Parecemos voltar aos tempos da ditadura. Ricardo Gomyde: Ame-o ou deixe-o. A censura já começou no futebol paranaense. Espero que as torturas não venham com a tomada do poder.
Parabéns aos amigos da revista Só Futebol e obrigado pelo convite de escrever um comentário sobre o Paraná Clube na edição especial do Campeonato Paranaense. Boa sorte aos parceiros.

Mauro Mueller é apresentador do Show de Bola da Rede Massa, radialista e ator