A mostra João Turin, Vida, Obra, Arte se consagrou como uma das mais visitadas da história do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. A mostra, que terminou em 22 de fevereiro, foi vista por 266 mil pessoas no período de oito meses. 

Na exposição, o público conheceu o legado deixado pelo artista paranaense João Turin (1878-1949). O preciosismo com os detalhes da mostra – como a sonorização ambiente e a iluminação cenográfica -, além da reprodução da fachada da Casa Paranista e da parte interna do ateliê de Turin contribuíram para que ela entrasse para a história do museu. 

Para o crítico de arte José Roberto Teixeira Leite, curador da exposição, o resultado fez jus à contribuição de Turin à arte brasileira. Foi um das mais importantes exposições de 2014 e serviu para colocar, de uma vez por todas, este grande artista entre os melhores escultores brasileiros, diz Leite. Não tenho dúvidas que o sucesso da exposição em Curitiba se repetirá por diversas capitais brasileiras. 

A diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, diz ser de extrema importância para o museu valorizar um artista paranaense. O número de pessoas que visitou a exposição revela a qualidade de um artista como João Turin. 

A diretora cultural do museu, Estela Sandrini, analisa que é uma grande responsabilidade apresentar os trabalhos de um artista tão importante como João Turin. Além de revelar a trajetória e obra, a mostra apresentou o artista para um grande público e com muito êxito, tanto na produção como na receptividade dos visitantes, afirma Estela. 

NO BRASIL – Agora, a exposição vai percorrer outras cidades para apresentar a trajetória de vida de Turin, que se aventurou por diversas áreas artísticas. Mas foi com suas onças, tigres e outros felinos que ele se afirmou como um dos maiores escultores animalistas do século 20. 

Para Samuel Ferrari Lago, do Ateliê João Turin e responsável pela compra do acervo que possibilitou o resgate da obra do artista, há muito trabalho pela frente. Já estamos em contato com outros museus que demonstraram interesse em apresentar a exposição. Nosso objetivo é difundir a obra de Turin com a grandeza que ela merece afirma Lago. 

O próximo museu a receber a exposição é a Pinacoteca de São Paulo, que tem previsão de inaugurá-la ainda neste ano.