SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Sesc Pompeia, localizado na zona oeste de São Paulo, pode se tornar patrimônio cultural, protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Foi feito um pedido de inclusão do Sesc, projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, na relação de bens protegidos quando ele completou 30 anos de atividade, em 2012.
A inscrição vai ser avaliada nesta quinta-feira (5), na sede do Iphan, em Brasília.
Segundo comunicado do instituto, a justificativa para o tombamento do Sesc pelo Iphan é o fato de ele ser um marco da arquitetura brasileira, referência nacional e internacional e um dos mais importantes centros de convivência e de cultura em São Paulo.
Lina Bo Bardi foi convidada em 1976 para projetar o centro de lazer em um prédio ocupado por um conjunto de galpões de uma antiga fábrica, usado pela comunidade local. O projeto conciliou as estruturas industriais com a sua função de lazer.
O prédio do Sesc Pompeia foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) em 2009.