FELIPE SOUZA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Secretaria Municipal da Saúde está investigando dez morte que podem ter sido provocadas pela dengue em São Paulo.
Uma delas é o de um homem de 35 anos que morreu no hospital São Luís de Diadema (Grande SP). O óbito, que já foi confirmado como causado pela dengue pelo governo estadual, ainda é investigado pelo IML (Instituto Médico Legal), segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
Sem contar esse caso, a prefeitura contabiliza duas mortes desde o início do ano: um garoto de 11 anos, morador da zona sul da capital paulista; e uma mulher de 84 anos, moradora da zona norte.
A capital paulista já confirmou 4.436 casos de dengue contraídos dentro da própria cidade até dia 23 deste mês. O número representa um aumento de 214% em relação ao mesmo período de 2014, quando o município registrou 1.412 contaminados.
Outras 709 pessoas foram contaminadas em viagens a outras cidades. Em 2014, o número de casos importados era de 195.
Devido ao alto índice de contaminação, o secretário adjunto municipal da Saúde, Paulo Puccini, disse que a prefeitura vai instalar três tendas de atendimento emergencial contra a dengue. “Elas serão implantadas na semana que vem na zona norte em parcerias com cinco hospitais filantrópicos: Oswaldo Cruz, Sírio Libanês, Albert Einstein, Samaritano e HCor”, disse.
A zona norte foi a primeira região escolhida para implantar as bases porque concentra 47,5% dos casos do município. Apenas na Brasilândia, foram 547 pessoas infectadas, seguida por Perus, com 164 casos, na mesma área.
“Na medida do necessário, vamos abrir mais tendas. Elas funcionarão anexas a prontos-socorros e Amas e todos os casos suspeitos serão encaminhados para lá”, afirmou Puccini. A intenção, segundo ele, é ter o diagnóstico da doença com mais rapidez para iniciar o tratamento o quanto antes e evitar que a doença se agrave.
Nessas tendas, os pacientes poderão fazer exames e reidratação imediatamente. Cada uma tem capacidade para atender cerca de cem pessoas por dia.
ESTADO
Na quarta (25), o governo estadual anunciou a convocação de médicos da PM para ajudar no combate à dengue, além da contratação de 500 novos agentes com o objetivo de ajudar os municípios no controle do vetor da doença, o que dobrará o total de agentes.
De acordo com a secretaria, mais de cem municípios têm epidemia de dengue – quando há mais de 300 casos para cada 100 mil habitantes. A capital paulista, por ora, não está em situação de epidemia, apesar da gravidade da situação em especial em bairros da zona norte da cidade.
David Uip disse que o governo do Estado alertou os municípios no segundo semestre de 2014, já que cabe às prefeituras o controle do vetor e o atendimento aos pacientes.
Segundo o secretário, “cabia aos municípios ter a resposta e infelizmente não foi possível”. “Mas não estou aqui para culpar município, e sim parar coordenar e ajudar. Essas medidas são um ‘a mais’.”