Um sistema digital de radiocomunicação, inédito em Curitiba, foi entregue na manhã desta segunda-feira (30) pelo prefeito Gustavo Fruet à Guarda Municipal. A corporação ainda recebeu 176 armas não letais de dispositivo elétrico (Spark). Os equipamentos darão maior agilidade, eficiência e segurança ao trabalho da Guarda.

Somos a primeira Guarda Municipal do Brasil a contar com este sistema de radiocomunicação digital, disse o prefeito. Ele informou que o investimento do Município no equipamento, que possui tecnologia canadense, foi de R$ 2,8 milhões.

As armas não letais de dispositivo elétrico (Spark) lançam dardos que provocam incapacitação neuromuscular. Seu uso é indicado em situações de tumulto, para conter multidões ou em casos de pessoas em surto. Melhorar a infraestrutura e dar melhores condições de trabalho à Guarda Municipal sempre foi uma prioridade desta gestão, comentou o prefeito.

O diretor da corporação, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, explicou que as armas Spark entrarão imediatamente em funcionamento, pois o efetivo passou recentemente por cursos específicos de capacitação para o uso delas. Será um grande avanço podermos contar com estes equipamentos, pois eles imobilizam sem colocar em risco nenhuma vida. É uma maneira de evitar o uso de armas letais.

Carvalho informou, ainda, que o sistema de radiocomunicação digital também será imediatamente absorvido à rotina da corporação. Todas as viaturas serão equipadas e haverá uma torre de transmissão na região Sul, o que permitirá a cobertura de toda a cidade. A Guarda Municipal é a primeira corporação em Curitiba a contar com o equipamento.

A vice-prefeita e secretária municipal do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves, e o superintendente da Secretaria Municipal da Defesa Social, Antonio Rudolfo Hanauer, também participaram da solenidade, além de outros secretários municipais e administradores regionais. Houve hasteamento de bandeiras e execução de hinos pela Banda Lyra, em comemoração aos 322 anos de Curitiba.

Tecnologia

O sistema de radiocomunicação compreende uma estação repetidora de base digital, que será instalada no Parque dos Tropeiros, para fechar um quadrante com outros três equipamentos já existentes; uma repetidora transportável digital a ser instalada em viatura apropriada para grandes eventos, com 40 quilômetros de abrangência de comunicação; 20 rádios móveis e 248 portáteis.

Uma das vantagens deste equipamento de ponta, o APCO 25 (Association of Public-Safety Communications Officiais-International) é garantir uma frequência exclusiva, não permitindo interferência de rádios amadores e outros serviços, o que otimiza e garante a segurança das operações.

Todos estes equipamentos oferecem alta tecnologia e usados pelos maiores segmentos de segurança pública do mundo, como as polícias das cidades de Nova Iorque e Los Angeles, além de várias europeias. O sistema foi criado após o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, quando surgiu a necessidade de padronizar um sistema que obtivesse um único padrão, o APCO25.

Atualmente a Guarda Municipal de Curitiba possui equipamentos de infraestrutura de radiocomunicação compatíveis padrão APCO25 com posições de despacho suficientes para atender a demanda operacional podendo deste modo integrar os equipamentos de radiocomunicação digital VHF/FM que foram adquiridos nesta nova etapa nas comunicações do Departamento da Guarda Municipal.

Defesa Civil

Durante a solenidade, o prefeito Gustavo Fruet repassou à Defesa Civil do Município quatro motobombas que serão utilizadas em atendimento emergencial. O equipamento permite retirar a água com rapidez e eficiência em locais de alagamento.

A Defesa Civil entregou ao prefeito o Plano Municipal de Contingência. É um mapeamento completo das áreas de atenção da cidade, que foi feito em parceria com as nove administrações regionais, explicou o coordenador da Defesa Civil do Município, inspetor João Batista.

Segundo Batista, o documento distribui papeis e funções e designa possíveis locais de abrigo, distribuição de equipamentos, de efetivo e de voluntários em eventuais crises. É uma maneira de otimizar tempo e recursos, disse.

Plano de Cargos e Salários

Durante a manhã, guardas municipais receberam das mãos do prefeito as divisas das novas classes que passam a ocupar após a implantação do Plano de Cargos e Salários da categoria. Lançado em dezembro de 2014, o plano teve a adesão de praticamente 100% da categoria, embora fosse facultativo – um funcionário, de 1.459, não aderiu.

Os decretos nº 1.231 e nº 1.232, que tratam da implantação do novo Plano de Carreira dos Guardas Municipais, conforme lei nº 14.522, estão disponíveis para consulta no Diário Oficial do Município (DOM). Com esses atos, a Administração Municipal cumpre seu compromisso com a categoria e promove mais uma dentre as dezenas de ações realizadas nos últimos dois anos como parte do compromisso de valorização do servidor municipal, item do programa de governo da atual gestão.