Em nota, a secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária reconhece o problema de superlotação em delegacias de Curitiba e Região Metropolitana, em especial no 11º Distrito Policial (DP). “A Secretaria não tem se furtado de, semanalmente, transferir até 150 presos para o sistema prisional. E, desde a ordem judicial de interdição, nenhum preso deu entrada no 11º DP”, diz o comunicado. O secretário Fernando Francischini lamenta que, ao invés da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil apontar soluções, após as visitas, venha agora fazer críticas sobre um problema histórico.

Os membros da Coordenadoria Nacional de Acompanhamento do Sistema Carcerário (Coasc) do Conselho Federal da OAB classificaram o 11º Distrito Policial, na Cidade Industrial de Curitiba, como o pior estabelecimento prisional do país. A avaliação foi feita depois que os representantes do Conselho Federal e os membros da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB Paraná deixaram aquela carceragem, na manhã desta sexta-feira (24).

A minha determinação é para que as nossas polícias continuem colocando bandidos atrás das grades. Prefiro encarar as críticas de superlotação de presos do que assistir bandidos matando e roubando soltos nas ruas, destacou Francischini.