As “Touritas”, time feminino do CRC – Curitiba Rugby Clube, venceram no último sábado (dia 25) o Charrua (RS), atual Campeão Brasileiro, por 37 a 5, na final ouro da segunda etapa da Liga Sul, repetindo a colocação obtida na primeira etapa, disputada em março em Gravataí (RS).

O sucesso das meninas do CRC é resultado do forte trabalho em suas categorias de base. O clube mantém um projeto há seis anos, o VOR – Vivendo O Rugby, que atende mais de seiscentas crianças de escolas públicas municipais e estaduais de Curitiba e Região Metropolitana. Os alunos que se destacam no esporte são convidados a participar das categorias juvenis, apoiados por outro projeto, o RPS – Rugby Para Sempre. Muitos alunos destes projetos já integram as equipes oficiais do clube e alguns já estão nas Seleções Brasileiras.

Segundo Stefano Padilla, treinador das meninas e atleta da equipe masculina, o que coloca as Touritas na frente dos outros times este ano é, principalmente, o trabalho físico intensivo que vem sendo feito diariamente, além dos treinos três vezes por semana.

A última etapa da Liga Sul 2015 será disputada em Florianópolis em 30 de maio. Para o Brasileiro, segundo Stefano, a perspectiva é de colocar o CRC entre os 4 primeiros lugares no ranking, almejando disputar a final.