Milhares de pessoas participam nesta sexta-feira do 1º de Maio Solidário, organizado pela Força Sindical do Paraná em Curitiba. O evento ocorre simultaneamente em outras sete cidades e a expectativa de presença de 200 mil pessoas no total. O 1º de Maio Solidário ocorre ainda em Araucária, Campo Largo, Irati, Paranaguá, Matinhos, Rio Azul e Guaraqueçaba.

Além da pauta principal do evento, que é Crescimento Econômico com Garantia de Direitos e Empregos, o evento também votou uma moção de repúdio à truculência do Estado, fazendo referência ao confronto entre Polícia Militar (PM) e professores ocorrido na quarta-feira (29), no Centro Cívico de Curitiba.

Também é alvo de repúdio da Força Sindical o projeto de lei 4330, que amplia a terceirização, recentemente aprovado na Câmara Federal e ainda deve ser votado pelo Senado.

Outros temas da pauta são a correção da tabela do Imposto de Renda, a redução da jornada de trabalho para 40 horas, valorização do salário mínimo e de aposentados, juros menores, fim do Fator Previdenciário, restrição das demissões imotivadas, investimento em saúde e transporte, igualdade entre homens e mulheres e a valorização do servidor público.

Em Curitiba, o evento acontece no BioParque, na Avenida das Torres Na programação do evento estão previstos ainda shows, sorteio de prêmios, arrecadação de alimentos e missa.