O Reino Unido está em festa. É que Kate Middleton deu à luz sua primeira filha às 8h34 de Londres neste sábado (2), no hospital St. Mary’s. O anúncio da segunda criança do casamento com o príncipe William  foi feito pelo Palácio de Kensington, primeiro pelo Twitter, e depois, por tradição real, pelo mensageiro cerimonialista Tony Appleton, na porta da maternidade. Um cartaz também foi deixado nos jardins do Palácio de Buckingham confirmando o nascimento.

A princesa, que ainda não tem nome, nasceu com 3,7 quilos. Kate Middleton e seu marido passam bem após o parto. O primeiro filho do casal, George, também já foi informado do nascimento da irmã, apresentada ao mundo no começo da noite (hora local). Quem lhe contou as boas novas foi o duque de Cambridge, pai da princesa, no palácio de Kensington.

O príncipe William estava presente na hora do nascimento, enquanto a rainha Elizabeth II, o príncipe Philip e os demais membros da família real eram avisados de que a criança estava prestes a nascer. O príncipe Charles e sua mulher, Camilla Parker-Bowles afirmaram que estão “absolutamente encantados”, enquanto o tio de William e irmão da princesa Diana, Earl Spencer, considerou o anúncio uma “notícia maravilhosa”.

A expectativa agora é que o nome da criança seja anunciado nas próximas horas ou dias. Já há até mesmo gente fazendo apostas (nomes como Diana, Alice e Charlotte são especulados). Kate e William deixaram a clínica neste sábado, enquanto George, após ficar cerca de uma hora no hospital, espera em casa para conhecer a irmã.

A menina se torna a quarta na sucessão britânica, atrás de Charles, William e seu irmão, George. A filha da duquesa de Cambridge é a primeira princesa na monarquia britânica desde 1990, quando o príncipe Andrew recebeu a filha Eugenie.

Diversas celebridades e personalidades políticas comemoraram a notícia. O primeiro-ministro David Cameon, por exemplo, disse pelo Twitter que estava “absolutamente encantado”, enquanto o trabalhista Ed Miliband, candidato à eleição legislativa do próximo dia 7, brincou e torceu para que eles conseguissem “algum descanso”. O líder do partido de extrema-direita Ukip, Nigel Farage, afirmou que este é um “grande dia”.

Desde o dia 15 uma placa já alterava as regras do estacionamento local, informando que um special event (evento especial) ocorreria ali, no mesmo hospital onde George nasceu em julho de 2013. Por isso, dezenas de súditos e jornalistas esperavam na porta do hospital há dias.