Serão abertas nesta segunda-feira (4) as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Curitiba para contratação de procuradores do Município. São cinco vagas, com possibilidade de convocar outros aprovados no prazo de um ano, prorrogável por mais um ano. O último concurso para procurador do Município de Curitiba ocorreu em 2007.

O salário é de R$ 15.997,76 e o valor da inscrição para participar do concurso é de R$ 180,00. O edital pode ser obtido no site www.nc.ufpr.br e as inscrições serão feitas até 16 de junho, sendo as provas com início dia 19 de julho.

A realização do concurso é necessária porque houve um aumento de demanda de serviços e temos previsão de um bom número de aposentadorias, explicou o procurador-geral do Município, Joel Macedo.

O processo de seleção será feito pelo núcleo de concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com uma prova objetiva e duas dissertativas. A última fase é a prova de títulos, e natureza classificatória.

Os procuradores classificados irão atuar na Procuradoria Geral do Município (PGM) e terão a função de representar e defender judicial e extrajudicialmente, bem como assessorar juridicamente o Município. O trabalho da PGM visa assegurar a prevalência do interesse público e o eficiente atendimento ao cidadão curitibano, contribuindo também com a diminuição da evasão fiscal e com a promoção da execução da dívida ativa.

No concurso de 2007, os classificados foram convocados em 2008. O concurso foi aberto com sete vagas e, ao longo dos quatro anos de validade, 50 classificados foram chamados.

Outros concursos

A Prefeitura de Curitiba está com mais dois concursos em andamento para contratação de profissionais. São 400 vagas para guardas municipais e 60 vagas para médicos, com área de atuação em clínica geral. Com isso, o Município vai fortalecer a atenção básica à saúde e reforçar, depois de seis anos, o quadro da Guarda Municipal.

As inscrições podem ser feitas até 22 de maio, no site do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (www.nc.ufpr.br). As provas serão realizadas em 28 de junho.