O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano (PSDB), classificou a ação da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR) como tendenciosa. De acordo com ele, a OAB deveria fazer algo em defesa da instituição que é a Assembleia e jamais teria feito qualquer ato neste sentido.

Não vi, nem li, nem ouvi nenhuma manifestação da OAB-PR em defesa do Poder Legislativo na ocupação ocorrida em fevereiro. A instituição precisa ser preservada. Eu tenho uma nota de repúdio a eles neste sentido. Se a gente não pode exercer aqui o nosso papel, que é o mandato outorgado a nós pela população, daqui a pouco todo e qualquer ato de rebeldia contra o Poder Legislativa vai ser possível, disse Traiano, indignado.

A indignação de Traiano tem como pano de fundo a manifestação da OAB-PR contra o que classificou como massacre da Polícia Militar contra os professores em greve no Centro Cívico, na tarde da última quarta-feira. Nota intitulada como A democracia de luto expressa o repúdio da diretoria da OAB pelas cenas de violência onde cerca de 200 pessoas ficaram feridas. A truculência já resulta em feridos. Basta! , diz a nota.