SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Primeira montadora chinesa a produzir no Brasil, a Chery inicia agora a segunda fase de seu empreendimento. A empresa anunciou nesta quarta-feira (20) a criação de um polo industrial na cidade de Jacareí (a 75 km de São Paulo), no entorno da fábrica. Serão investidos US$ 700 milhões (R$ 2,1 bilhões) no local, segundo o anúncio oficial.
A construção do complexo foi divulgada um dia após a empresa confirmar que sua linha de montagem no Uruguai seria fechada. Toda a produção será concentrada no Brasil.
O polo industrial reunirá 24 empresas, além da montadora, com atividades ligadas direta ou indiretamente ao setor automotivo. Está prevista a criação de cinco mil postos de trabalho.
O projeto foi apresentado durante a abertura da Exposição dos Equipamentos e Manufaturados Chineses, no Pier Mauá, Rio de Janeiro.
GREVE DE FUNCIONÁRIOS
A produção da Chery do Brasil foi iniciada em fevereiro deste ano e paralisada dois meses depois por uma greve de funcionários, que reivindicavam equiparação salarial com trabalhadores de outras empresas do setor.
No último dia 7, após mais de um mês de negociações, sindicato e montadora entraram em acordo. Segundo informações da empresa, a fábrica está operando normalmente.