O atacante Walter, do Atlético Paranaense, corre risco de suspensão de até 12 jogos no Campeonato Brasileiro. O árbitro Thiago Duarte Peixoto, da Federação Paulista de Futebol, relatou na súmula do jogo de domingo (contra o Atlético-MG) que o jogador fez uma série de ofensas.

Segundo a súmula, Walter se dirigiu ao quarto árbitro e disse o seguinte: “você não viu a falta. Está fazendo o que aí? Não serve para nada. Vai tomar no seu c…”. Em seguida, foi expulso e seguiu em direção ao árbitro principal, que relatou as seguintes ofensas do jogador no documento: Caral…! Porra! O que você está fazendo? Que marra do caral..! Apita essa porra! Você apitou onde?.

Agora, a súmula será analisada pela procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O procurador responsável – ainda não escolhido – decidirá em quais artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) o jogador será enquadrado. Em seguida, o presidente do STJD marcará o julgamento. Walter será julgado por um grupo de cinco auditores.

Paulo Schmitt, procurador-geral do STJD, acredita que Walter pode ser denunciado em dois artigos, que somariam 12 jogos de suspensão caso os auditores entendam que ele mereça a pena máxima. O primeiro éo 243-F, que se refere a ofender alguém em sua honra e estabelece suspensão de uma a seis partidas. Outro artigo é o 258, que fala em desrespeitar os membros da equipe de arbitragem ou reclamar desrespeitosamente, com pena de um a seis jogos.

Enquanto aguarda a data do julgamento, Walter terá que cumprir suspensão automática de um jogo. Com isso, está fora do jogo contra o Joinville, sábado na Arena Joinville, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.