Com o objetivo de alertar sobre os riscos do cigarro, a Organização Mundial da Saúde comemora o Dia Mundial sem Tabaco no dia 31 de maio. Em Curitiba, uma ação na Boca Maldita, nesta sexta-feira (29), entre 9 e 18 horas, vai realizar exames da saúde bucal, avaliação física e orientação de tratamento do tabagismo por profissionais especializados. O objetivo é de conscientizar a população dos riscos do tabagismo, considerada a epidemia com maiores chances de prevenção.

Estudantes do Centro Universitário Uniandrade também vão participar de uma conscientização, com a distribuição de maçãs em troca de cigarros durante das 10 às 13 horas de sábado (30). A fruta foi escolhida com base em estudos que provam que o consumo diário da maça beneficia o sistema respiratório.

Quem — Levantamento da Pesquisa Nacional de Saúde indicam que a população masculina é a que mais adere ao vício (19,2%) contra 11,2% das mulheres. A taxa etária que apresenta maior tempo de continuidade é entre 40 e 59 anos (19,4%). Já a menor é de 18 a 24 anos que apresentam uma taxa de prevalência de 10,7%.

De acordo com o Ministério da Saúde, as pessoas que fumam entre cinco ou mais cigarros por dia têm cinco vezes mais chances de sofrer um infarto agudo do miocárdio do que as não fumantes da mesma faixa etária e do mesmo sexo.