Uma reunião foi realizada pela PM na manhã desta quinta-feira (28/05) na sala de reuniões do 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), para definir o esquema de segurança para a manifestação prevista para sexta-feira (29/05), no Centro Cívico, em Curitiba (PR). Comandantes das unidades de Curitiba estiveram presentes e cinco representações foram convidadas para a reunião, mas apenas duas estiveram presentes (CUT e APP). Esse ato com certeza será pacífico, disse a Presidente da CUT, Regina Cruz.

As centrais sindicais concentrarão o público na Praça 19 de Dezembro a partir das 9h e deslocam pela Avenida Cândido de Abreu (marginal direita da via) até a Praça Nossa Senhora de Salete. Foram convidados por meio de ofício e não compareceram para a reunião a URBS, a Secretaria Municipal de Urbanismo e a Secretaria Municipal de Trânsito (SETRAN).

Estiveram na reunião pela PM o Comandante do 1º CRPM, coronel Chehade Elias Geha, o Comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), tenente-coronel Guilherme Teider Rocha, o Subcomandante do Batalhão de Polícia de Trânsito, major Mario Henrique do Carmo, o Chefe do Setor de Planejamento do 1º CRPM, major Naasson Polak e os integrantes do 1º CRPM, major Davi Altino de Jesus e o capitão Charles Michel Rocha.

Também estiveram presentes a Presidente da CUT no Paraná, Regina Cruz, o diretor da APP Sindicato e professor Arnaldo Vicente, além de um representante da Guarda Municipal.

Ficou acertado que a Polícia Militar organizará o fluxo de trânsito na Avenida Cândido de Abreu por meio de bloqueios de trânsito a fim de permitir a passagem segura dos manifestantes da Praça 19 de Dezembro até a Praça Nossa Senhora de Salete, onde o grupo fica concentrado até o início da tarde.

Pedimos à organização que nos informe sobre as ações programadas para a manifestação e também qualquer alteração, assim podemos organizar o trânsito e garantir a segurança de todos. A PM vai garantir o direito de manifestação, no entanto se for necessário vai coibir ações de vandalismo e baderna, disse o coronel Chehade, que presidiu a reunião.

Os representantes dos sindicatos presentes se comprometeram a informar qualquer alteração à PM para a segurança dos manifestantes e demais usuários da via seja garantida. Foi uma reunião proveitosa, vamos nos sentir seguros no trajeto que será acompanhado pela Polícia Militar a Guarda Municipal que estavam na reunião. Todos nós queremos a segurança tanto para os que estão organizando como para quem vai para o ato. A atuação da PM vai permitir o direito de se manifestar e garantir a segurança de quem vai participar, disse Regina ao final da reunião.