Quando o consumidor compra uma lâmpada, geralmente vai direto para as lâmpadas eletrônicas de 15W, porque são equivalentes às incandescentes de 60W. Com o LED se consolidando no mercado, muita gente fica confusa sobre a melhor potência para levar e, na ausência das especificações na embalagem, acaba acreditando em informações erradas. Quando chega em casa, se decepciona com a baixa qualidade da iluminação, achando que todo LED não ilumina como deveria, afirma Jani Sousa, analista de produtos da Lâmpadas Golden.

Por trás desse jogo de equivalência, existe um termo técnico usado pelo setor para medir essa equivalência, chamado de fluxo luminoso e medido em lúmens (lm). É ele que, na verdade, indica o quanto uma lâmpada ilumina.

Por exemplo, uma lâmpada LED Golden de 5W tem um fluxo luminoso de 470 lm (lúmens), um valor aproximado ao fluxo luminoso de uma incandescente de 40W, por isso uma é equivalente à outra. Sem regulamentação, não é obrigatório constar as especificações técnicas nas embalagens dos LEDs.