Ao longo dos últimos 20 anos, o Brasil viu sua frota de helicópteros aumentar mais de quatro vezes. Em 1995, eram 496 aeronaves em todo o país. Neste ano, segundo dados da Agência Nacional e Aviação Civil (Anac), já são 2.176. E essa expansão, que começou por São Paulo por conta do trânsito congestionado, já atingiu o Paraná, que desde 2009 viu o número de pássaros de ferro mais do que dobrar.

De acordo com a Anac, seis anos atrás existiam no estado 42 aeronaves. Em abril deste ano, o número já havia saltado para 109, o que significa que o crescimento da frota paranaense se deu de forma mais acelerada do que a média nacional. É que entre 2009 e 2015, o número de helicópteros em todo o território nacional cresceu 73,4%, enquanto no Paraná a variação foi de 159,5%.

Esse crescimento acelerado coloca o Paraná como detentor da 4ª maior frota de todo o país, atrás somente de São Paulo (725 aeronaves), Rio de Janeiro (462) e Minas Gerais (265) – o estado do pão de queijo, inclusive, foi o primeiro a equipar a polícia com helicópteros, além de usá-los na inspeção de linhas de transmissão de energia elétrica.

O aumento da frota de helicópteros no país se deu a partir de 1994, como reflexo da estabilidade econômica trazida pelo Plano Real. A partir dos anos 2000, houve uma intensificação no uso de helicópteros no país, em grande parte devido aos engarrafamentos, cada vez mais presentes no cotidiano das grandes cidades, e à violência no trânsito. No Paraná, também tem grande relação com o turismo de negócios.

Os helicópteros de uso civil no Brasil são empregados basicamente em três tipos de missão. O serviço aéreo privado, que promove o chamado transporte VIP, usado tanto em situações de trabalho como de lazer; Os táxis aéreos, que realizam operações similares aos voos privados e cumprem ainda missões offshore nas plataformas oceânicas da Petrobras (em Curitiba, existem pelo menos 16 empresas desse tipo); e as administrações diretas estaduais, que utilizam as aeronaves missões de policiamento, resgate, transporte de autoridades e outros.

A grande vantagem do helicóptero para outros meios de transporte é a facilidade e a velocidade para transportes de curta distância, além da possibilidade de se pousar nos mais diversos lugares – algo que um avião, por exemplo, não consegue fazer. Por outro lado, ainda são poucos os helipontos homologados pela Anac no Paraná, embora esse número também tenha registrado um crescimento expressivo nos últimos anos.

Ainda segundo os dados da Anac, em 2009 o Paraná contava com somente 10 helipontos. Até abril deste ano, o número já havia mais que triplicado, passando para 32. A maioria desses lugares (7) estão em Curitiba. Isso significa que o estado é somente o sétimo em número de helipontos homologados, enquanto a Curitiba aparece em 8º entre as capitais. Entretanto, o número de lugares para pousos eventuais é muito maior, já que nem todos estão homologados e ainda é possível, por exemplo, pousar em fazendas e campos de futebol.


Céu lotado

Brasil, o país do futebol e dos helicópteros
Em todo o mundo, o Brasil é conhecido como o país do futebol. Mas a pátria também poderia ser conhecida como o país dos helicópteros. Segundo a Associação Brasileira dos Pilotos de Helicóptero (Abraphe), São Paulo é a cidade que possui a maior frota do transporte no mundo inteiro, sendo que o setor de helicópteros, até 2013, vinha crescendo cerca de 20% ao ano.

Mas não é só a capital paulista que se destaca. Estimativas apontam ainda que o Rio de Janeiro e Belo Horizonte possuem, respectivamente, a quarta e sexta maior frota do mundo. O top ten traz ainda Nova York, Tóquio, Londres, Santiago, Cidade do México, Bogotá e Pequim.


Brasil
Número de Helicópteros
São Paulo 725
Rio de Janeiro 462
Minas Gerais 265
Paraná 109
Santa Catarina 85

Número de Helipontos
São Paulo 483
Rio de Janeiro 113
Minas Gerais 52
Pernambuco 44
Santa Catarina 35
Ceará 34
Paraná 32
Total 912

Helipontos por Capital
São Paulo 157
Rio de Janeiro 43
Fortaleza 19
Belo Horizonte 13
Recife 13
Brasília 11
Goiânia 9
Curitiba 7