Indo contra a maré. Essa é uma possível analogia feita sobre o aumento da procura e venda de imóveis de luxo em Curitiba, no primeiro trimestre de 2015, em contraste com a desaceleração da economia no país. Dados da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi/PR), por exemplo, mostram que imóveis novos valorizaram 0,8% neste período na capital paranaense, com desempenho superior ao da mesma época em 2014.

Os números refletem no segmento de obras residenciais de alto padrão, e o cenário é positivo, com alta demanda e quantidade disponível para investimento. Essa categoria não é tão sensível quanto as demais porque atinge um público específico da classe média alta, a qual possui capital de investimento e quer construir casas de acordo com suas necessidades e sonhos, explica Marcus Paiva, gerente comercial de obras residenciais da Construtora Baggio.

Segundo o gerente, somando as novas construções da capital paranaense e no interior desse estado, em cidades como Ponta Grossa e Guarapuava, a Baggio planeja construir cerca de 70 casas, a partir deste ano. Hoje nossas residências de alto padrão, acima de 350 metros quadrados, representam mais de 80% de nossas construções residenciais, e o restante está entre 200 e 350 metros quadrados, destaca o gerente.

Para Paiva, o grande atrativo da construtora é o parcelamento próprio – o qual não depende de agentes financeiros e pode ser realizado em até 90 meses, com juros de 0,63% ao mês – e o sistema chamado Turn Key, em que todos os produtos e serviços inerentes à construção estão incluídos dentro do preço do metro quadrado fechado em contrato no ato da venda, são os grandes atrativos da construtora. Trabalhamos com preço fechado já incluindo todo o acabamento, mão de obra, projetos e impostos. Apenas possíveis ajustes de fundação ou irregularidades dos terrenos podem ser cobrados após o projeto estrutural estar pronto, mas tudo é passado ao cliente com antecedência, explica Marcus.