O VivaReal, portal de anúncios de imóveis líder no Brasil, apresenta o DMI-VivaReal, com análises referentes a indicadores do setor imobiliário no 2º trimestre de 2015. Neste período, a amostra contemplou 30 cidades em diferentes regiões do País e considerou mais de 3 milhões de imóveis usados disponíveis para compra ou aluguel. 

Entre os mercados estudados, Natal (+4,59%), Fortaleza (+3,24%), Joinville (+2,17%), Goiânia (+2,12%), Niterói (+2,08%) e Sorocaba (+2,04%) apresentaram valorização real para venda no período – acima do IPCA acumulado para o segundo trimestre de 2015 (2,01%). Em Curitiba, houve valorização de 1,98%.
Luxo — Indo contra a maré. Essa é uma possível analogia feita sobre o aumento da procura e venda de imóveis de luxo em Curitiba, no primeiro trimestre de 2015, em contraste com a desaceleração da economia no país. Dados da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi/PR), por exemplo, mostram que imóveis novos valorizaram 0,8% neste período na capital paranaense, com desempenho superior ao da mesma época em 2014.
Os números refletem no segmento de obras residenciais de alto padrão, e o cenário é positivo, com alta demanda e quantidade disponível para investimento. Essa categoria não é tão sensível quanto as demais porque atinge um público específico da classe média alta, a qual possui capital de investimento e quer construir casas de acordo com suas necessidades e sonhos, explica Marcus Paiva, gerente comercial de obras residenciais da Construtora Baggio.